UEPB - Repositório Digital

O Ensino de língua inglesa na perspectiva do letramento: uma proposta a partir do gênero relato pessoal

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Eliza Vitória de Carvalho
dc.date.accessioned 2021-06-01T22:52:51Z
dc.date.available 2021-06-01T22:52:51Z
dc.date.issued 2021-05-11
dc.identifier.other CDD 591
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23576
dc.description RODRIGUES, E. V. de C. O ensino de língua inglesa na perspectiva do letramento: uma proposta a partir do gênero relato pessoal. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de línguas estrangeiras passou por inúmeras transformações ao longo dos anos, partindo de concepções mais centradas no papel do professor para abordagens voltadas ao importante papel desempenhado pelo aluno na construção de seu próprio conhecimento. E não somente isso, mas a concepção de ensino também vem sendo alterada, pois, para uma proficiência satisfatória na língua estrangeira, ela não deve ser ensinada apenas a partir de suas regras gramaticais, mas sim, a partir de um contato constante com usos efetivos dela. Para isso, propostas de projetos de letramento, a partir da mediação de gêneros textuais diversos, surgem como uma possibilidade de permitir aos alunos uma utilização prática da língua em situações e problematizações presentes no seu contexto real de vida. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo geral discutir acerca do ensino de língua inglesa a luz da perspectiva social do letramento, apresentando uma proposta de projeto a partir do gênero relato pessoal que pode ser aplicada em turmas do 9º ano do ensino fundamental. O intuito de tal proposta é apresentar uma possibilidade de levar para a sala de aula, atividades que ressignifiquem o ensino de inglês e promovam uma percepção mais ampliada acerca do uso social dessa língua. Dessa forma, por buscar se aprofundar na compreensão teórica de determinado fenômeno, nosso trabalho é de cunho qualitativo e bibliográfico. Para tanto, utilizamos como aporte teórico as contribuições de autores, como: Oliveira (2014), Moran (2018), Soares (2010), Tinoco (2013), Coppi (2016) entre outros. Sendo assim, esperamos que a nossa proposta possa contribuir com professores de língua inglesa, levando-os a refletir sobre (e se possível aderir ao) ensino da perspectiva dos projetos de letramento, o qual pode promover um aprendizado proficiente e significativo da língua. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Projeto de letramento pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Relato pessoal pt_BR
dc.title O Ensino de língua inglesa na perspectiva do letramento: uma proposta a partir do gênero relato pessoal pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta