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O ensino de línguas estrangeiras passou por inúmeras transformações ao longo dos
anos, partindo de concepções mais centradas no papel do professor para
abordagens voltadas ao importante papel desempenhado pelo aluno na construção
de seu próprio conhecimento. E não somente isso, mas a concepção de ensino
também vem sendo alterada, pois, para uma proficiência satisfatória na língua
estrangeira, ela não deve ser ensinada apenas a partir de suas regras gramaticais,
mas sim, a partir de um contato constante com usos efetivos dela. Para isso,
propostas de projetos de letramento, a partir da mediação de gêneros textuais
diversos, surgem como uma possibilidade de permitir aos alunos uma utilização
prática da língua em situações e problematizações presentes no seu contexto real
de vida. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo geral discutir acerca
do ensino de língua inglesa a luz da perspectiva social do letramento, apresentando
uma proposta de projeto a partir do gênero relato pessoal que pode ser aplicada em
turmas do 9º ano do ensino fundamental. O intuito de tal proposta é apresentar uma
possibilidade de levar para a sala de aula, atividades que ressignifiquem o ensino de
inglês e promovam uma percepção mais ampliada acerca do uso social dessa
língua. Dessa forma, por buscar se aprofundar na compreensão teórica de
determinado fenômeno, nosso trabalho é de cunho qualitativo e bibliográfico. Para
tanto, utilizamos como aporte teórico as contribuições de autores, como: Oliveira
(2014), Moran (2018), Soares (2010), Tinoco (2013), Coppi (2016) entre outros.
Sendo assim, esperamos que a nossa proposta possa contribuir com professores de
língua inglesa, levando-os a refletir sobre (e se possível aderir ao) ensino da
perspectiva dos projetos de letramento, o qual pode promover um aprendizado
proficiente e significativo da língua. |
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