UEPB - Repositório Digital

O letramento digital no contexto de ensino remoto: uma investigação entre graduandos da Universidade Estadual da Paraíba/ Campus III

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ivanilza Pereira da
dc.date.accessioned 2021-06-01T23:10:20Z
dc.date.available 2021-06-01T23:10:20Z
dc.date.issued 2021-05-10
dc.identifier.other CDD 374.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23577
dc.description SILVA, I. P. da. O letramento digital no contexto de ensino remoto: uma investigação entre graduandos da Universidade Estadual da Paraíba/ Campus III. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Buscando compreender de que forma graduandos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus III, se apropriaram do letramento digital durante o semestre 2020.1, e como se deu o rendimento do aprendizado por meio do ensino remoto emergencial, este trabalho apresenta uma investigação acerca do processo de apropriação das ferramentas digitais pelos alunos matriculados em diversos cursos da instituição, em período atípico de pandemia da Covid-19. Diante disso, nosso objetivo geral consiste em analisar o desenvolvimento do letramento digital vivenciado pelos alunos do ensino superior mediante à realidade da pandemia, identificando se houve um bom aproveitamento dos estudos e quais os principais desafios por eles enfrentados durante o retorno às aulas na modalidade remota. Sendo assim, destacamos como objetivos específicos: (i) discorrer sobre o letramento digital e suas implicações para o ensino; (ii) refletir sobre as condições de acessibilidade dos graduandos da UEPB às aulas remotas e, também, sobre o desempenho no manuseio de ferramentas digitais; (iii) discutir os resultados gerados a partir da aplicação de um questionário com estudantes da UEPB. Nessa direção, a presente pesquisa se alinha aos pressupostos da abordagem qualitativa por não só refletir e problematizar sobre um determinado fenômeno, mas, sobretudo, por buscar, a partir de dados concretos, evidenciar os fatores que o influenciam. Dessa maneira, utilizamos como instrumento para geração de dados um questionário com nove questões, por meio das quais pudemos ratificar em seus resultados, os apontamentos discutidos ao longo deste trabalho a partir das contribuições de autores como: Arruda (2020), Azevedo, et. al. (2018), Barreto (2004), Kleiman (2005; 2007), Ribeiro & Cabral (2020), Rojo (2009), Soares (2009) entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Ferramentas digitais pt_BR
dc.title O letramento digital no contexto de ensino remoto: uma investigação entre graduandos da Universidade Estadual da Paraíba/ Campus III pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta