Resumo:
O presente estudo tem como objetivo principal pesquisar teoricamente a Encefalopatia Crônica Não Progressiva no contexto de ensino na perspectiva da comunicação alternativa e da multimodalidade. Para isso, foi necessária uma metodologia de levantamento bibliográfico sobre o tema em estudo, de modo que, os resultados obtidos apontam que essas perspectivas proporcionam o desenvolvimento de habilidades e competências como a escrita e a leitura, através dos recursos alternativos, corroborando principalmente para o reconhecimento de vários modos de linguagem como canais eficientes de comunicação pertencentes a esses indivíduos. Desse modo, percebemos a relevância desses aspectos supracitados no processo de ensino-aprendizagem dessas crianças, assim como, para o caminhar de uma sociedade cada vez mais inclusiva. Para maior respaldo, dispomos das contribuições de autores que versam a respeito do referido assunto, tais como: Polia (2019); Ávila Nóbrega (2017; 2018); Cândido (2004); Brasil (2014); Rotta (2002); Leite e Prado (2004), entre outros citados no decorrer deste trabalho.
Descrição:
PEQUENO, J. A. Encefalopatia crônica não progressiva, comunicação alternativa e multimodalidade: um estudo bibliográfico. 2021. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.