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O desenvolvimento da leitura crítica a partir do gênero charge

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dc.contributor.author Lopes, Fabrício de Oliveira
dc.date.accessioned 2021-06-03T16:03:10Z
dc.date.available 2021-06-03T16:03:10Z
dc.date.issued 2021-05-10
dc.identifier.other CDD 371.335
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23591
dc.description LOPES, F. de O. O desenvolvimento da leitura crítica a partir do gênero charge. 2021. 26f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Considerando a importância de se promover um ensino de leitura pautado numa perspectiva crítica e reflexiva, nosso trabalho de pesquisa tem como objetivo principal discutir e refletir sobre as contribuições do gênero charge para o desenvolvimento e formação crítica do aluno- leitor. Dessa maneira, buscamos também pontuar de forma geral como os gêneros textuais são instrumentos de fundamental importância nesse processo de ampliação e melhor apropriação da leitura. Assim, como objetivos específicos propomos: expor as principais limitações encontradas para o ensino de leitura na formação do leitor crítico; discutir o papel formador dos educadores acerca das práticas de leituras desenvolvidas em sala de aula; apresentar, a partir do gênero charge, como é possível promover na sala de aula a mediação dessa formação. Sabendo-se que uma das principais dificuldades para o engajamento do indivíduo com a leitura é o modo que os textos são trabalhados na escola, apresentando, muitas vezes, limitações em seu aprofundamento e dificultando o desenvolvimento de leitores proficientes, devemos considerar que o nosso aluno já possui múltiplas leituras e múltiplos letramentos internalizados, os quais precisam ser ampliados. Assim sendo, iremos apresentar os resultados de uma atividade de intervenção com o gênero charge, a qual foi realizada, de forma remota, com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior da Paraíba. Justificamos a relevância da escolha da charge por ser um gênero que possui recursos verbais e imagéticos, sendo assim multimodal, além de apontar para questões sociais. Partindo dele, o leitor poderá ativar múltiplas leituras observando como e por que estão empregados os recursos verbais e semióticos. Dessa maneira, a nossa pesquisa que é de abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação e encontra-se fundamentada teoricamente nos estudos de autores como: Kleiman (2005), Martins (1994), Soares (2010), Oliveira (2010), Rojo (2009), Koch & Elias (2010); Ferrarezi Jr (2014), Ferrarezi Jr. & Carvalho (2017), Marcuschi (2008), Pedrosa (2018) dentre outros, que trazem considerações enriquecedoras para as nossas discussões. Os resultados do nosso estudo reforçam o quanto pode ser válido o trabalho com esse gênero no que diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de reflexão e intepretação textual dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Leitor crítico pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Charge pt_BR
dc.title O desenvolvimento da leitura crítica a partir do gênero charge pt_BR
dc.type Other pt_BR


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