UEPB - Repositório Digital

Nas janelas da vida, os "olhares" de um cego: experiências e vivências no mundo do trabalho e na educação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marinho, Inácio Vicente
dc.date.accessioned 2013-11-19T17:08:59Z
dc.date.available 2013-11-19T17:08:59Z
dc.date.issued 2013-11-19
dc.identifier.other CDD 302.14
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2359
dc.description Marinho, I. V. Nas janelas da vida, os "olhares" de um cego: experiências e vivências no mundo do trabalho e na educação. 2011. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Historicamente as pessoas que possuíam algum tipo de deficiência foram legadas ao âmbito do espaço privado e tiveram os seus direitos sociais e civis negligenciados. Em específico, as pessoas cegas foram relegadas ao espaço do pedinte, e foram exclusas do acesso a determinados setores sociais, tais como o mercado de trabalho e da educação, sendo classificadas como inválidas e incapazes. Partindo deste pressuposto, este estudo tem por objetivo analisar a inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, empreendendo uma interface com a educação, a partir das experiências e agenciamentos elaborados por pessoas cegas em Campina Grande, entre o período de 1994 e 2010.Do ponto de vista teórico, nos aportamos na História Social campo que possibilita trazer à tona as vozes de indivíduos que historicamente foram silenciados e marginalizados. Neste sentido, recorremos aos conceitos de experiência e agenciamento em Thompson (1998), conscientização e emancipação em Freire (1987) e identidade em Hall (2002). Metodologicamente fizemos uso da História Oral em sua modalidade temática, partindo dos pressupostos de Alberti (2005) e Freitas (2006), onde empreendemos entrevistas com cinco pessoas cegas inclusas no mundo de trabalho na cidade lócus desta pesquisa. As experiências e as vivências das pessoas cegas inclusas no mundo do trabalho, construídas a partir da vinculação educação e mundo do trabalho, se constituem como um mecanismo a partir do qual estes sujeitos podem romper com a opressão, construir outra leitura do mundo e uma identidade que fuja aos pressupostos do inválido e do incapaz. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão Social pt_BR
dc.subject Mundo do Trabalho pt_BR
dc.subject Deficiência Visual pt_BR
dc.title Nas janelas da vida, os "olhares" de um cego: experiências e vivências no mundo do trabalho e na educação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta