Resumo:
A partir dos conhecimentos sobre a heterogeneidade da língua, o presente trabalho visa abordar a temática das variações linguísticas com o objetivo de propor uma intervenção, contextualizada ao gênero funk, que possa ser aplicada em sala de aula em turmas do ensino médio. Nossa principal motivação para a produção deste trabalho, é a promoção da desmitificação e a desconstrução do chamado preconceito linguístico a partir de uma reflexão sobre a dinamicidade da língua e dos fatores responsáveis pelas suas variações. Para tanto, iremos propor um momento pedagógico através do gênero musical funk, com o intuito de utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem em sala de aula, demonstrando para os alunos o quanto nossa língua é diversificada e variável. No decorrer deste trabalho, também iremos enfatizar a importância de conhecer a nossa língua materna tanto por parte dos alunos como também dos professores, bem como abordar os conceitos teóricos e práticos de cada tipo de variação. Dessa forma, a presente pesquisa, que é de cunho qualitativo, tem como suporte teórico, autores como: Antunes (2009), Bagno (2007; 2009; 2013), Bortoni- Ricardo (2004), Câmara Jr. (2011), Cezario & Votre (2011), entre outros. Esperamos que as discussões apresentadas, bem como a proposta de intervenção, sejam significativas tanto para os docentes quanto para os estudantes, no que diz respeito à abordagem das variações linguísticas.
Descrição:
SANTOS, C. V. dos. A variação linguística a partir de letra de funk: uma proposta de intervenção para o ensino médio. 2021.28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.