Resumo:
Muito se discute sobre os conceitos e concepções de leitura, de que ler exige muito mais
do que apenas ver palavras, de quais metodologias podem ser aplicadas em sala de aula,
muito se discute também sobre quais gêneros textuais podem ser eficazes para o processo
de ensino/aprendizagem. Dito isso, este artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta
uma pedagógica para o ensino fundamental a partir de uma HQ dos X-Men. Para tanto,
trabalhamos com questões que envolvem concepções de leitura à luz de Martins (1989),
Koch & Elias (2006) e Kleiman (2016) com foco na perspectiva interacionista da
linguagem, também evidenciando algumas discussões sobre o gênero textual história em
quadrinhos (doravante HQ) e sua relevância para a prática de leitura no contexto escolar,
considerando as discussões de Marcuschi (2008), Ramos (2019) e Araújo (2019). Tais
reflexões também destacam apontamentos de alguns documentos oficiais: BNCC (2018)
e PCN transversal de Ética (1998). Nosso objetivo se faz possível a partir de uma natureza
qualitativa de método bibliográfico que nos possibilita enxergar uma realidade social,
oportunizando a apresentação de uma proposta pedagógica (interventiva) a partir da HQ
Deus ama, o homem mata, com base em postulados teóricos, acreditando o quão
vantajosas podem ser as aulas de língua portuguesa que dão espaço para as discussões de
ordem social por meio da leitura.
Descrição:
Silva, W. S. da. Um convite aos X-men: uma proposta para a prática de leitura na escola. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.