Resumo:
Este artigo apresenta uma prática com teatro de fantoches na sala de aula da educação infantil com o objetivo de refletir sobre a eficácia dessa arte no processo formativo da criança. Para isso utilizou-se de autores como (DOLCI, 2004), (ARCOVERDE, 2008), (GAGLIARDI, 1998) e (SILVA, 2015) que abordam essa temática. É uma pesquisa de caráter qualitativo em educação, o pesquisador é um sujeito participante, no qual de uma sequência de ações práticas, com destaque para aquela realizada com fantoches numa creche municipal. O percurso metodológico partiu da experiência empírica, seguindo por leituras de artigos científicos publicados em revistas e outros tipos de periódicos, anais de eventos, focando nas produções dos autores acima citados, em documentos oficiais. Considera-se que, a arte do teatro é uma ferramenta educativa de grande valor na educação e nos processos formativos da criança, uma mola propulsora de sentidos e potenciais humanos imprescindíveis a outras metodologias de ensino, embora a arte na contemporaneidade ainda possua resquícios do passado que dificultam a sua inserção com mais vigor nas escolas.
Descrição:
SANTOS, E. B. dos. O teatro na educação infantil: Um registro da prática com fantoches numa creche. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.