Resumo:
O presente artigo tem como objetivo verificar o comportamento de leitura de
estudantes da educação básica da cidade de Solânea/PB durante o período de
afastamento social decorrente da pandemia da Covid-19; fazendo considerações
sobre a influência do isolamento social sob a prática de leitura; objetivando perceber
possíveis benefícios no ato de ler por deleite que vise minimizar a condição de
confinamento dos leitores. Partindo dessas inquietações, a pesquisa se propõe a
traçar um perfil dos leitores durante a pandemia, respondendo aos seguintes
questionamentos: Diante do atual contexto do ensino remoto emergencial, houve um
impacto positivo ou negativo no hábito de ler? De que maneira o isolamento social
influenciou esse comportamento? Qual a frequência de leitura entre os entrevistados
e o que estão lendo? Qual o papel da escola no comportamento de leitura dos
alunos? Tais questionamentos acerca dessa temática nos levaram a realização da
presente pesquisa. Na fundamentação teórica, inicialmente faremos uma explicação
geral sobre o que é leitura; em seguida, abordaremos o conceito de leitura partindo
por uma perspectiva de ler por deleite e os seus benefícios em tempos de pandemia.
Para tanto, nos reportaremos aos estudos sobre concepções de leitura de Leffa
(1996), Silva (1999) e Lajolo (1944); nas relações de neurociência e leitura de
Casella (2011); e nas considerações de leitura deleite e formação de leitores de Silva
e Duque (2019), Ávila-Nóbrega (2014), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de
campo, de abordagem exploratória, utilizando-se de procedimentos bibliográficos,
qualitativos e quantitativos, realizada à distância através de questionário online com
alunos de uma unidade escolar situada na cidade de Solânea. Os resultados
mostram um aumento expressivo no hábito de ler nesse período pandêmico,
demonstrando um impacto positivo para os estudantes na relação leitura e bem-estar.
Descrição:
FERREIRA, L. da C. Retrato da leitura: um olhar sobre o hábito da leitura deleite em tempos de pandemia na cidade de Solânea-PB. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.