Resumo:
De modo que venha a ser positivo, o ensino de Literatura a partir das práticas docentes deve fomentar preparação de leitores, no sentido que satisfaça um trabalho seriamente qualitativo no âmbito da escola contemporânea. O objetivo deste trabalho é compreender o ensino de Literatura Brasileira no contexto da formação de leitores, assim como estabelecer a importância da leitura e formação literária do alunado nas aulas de Literatura. Verifica-se, ao longo do desenvolvimento deste trabalho, discutir a história da Literatura e os métodos utilizados nas aulas de Literatura. Para uma melhor delimitação da temática deste trabalho foi embasado um aporte teórico através dos estudos de: Dias (c2021), Freire (1989), Machado (2000), De moura (2016), Batista (2001) e outros. Resultados mostraram que 53,0 unidades no geral em relação aos usuários de livro de Literatura, a maioria têm livros em casa e 77% deles afirmaram não ter comprado livros nos 3 meses, além da estimativa de outros aspectos, segundo a quinta Versão da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Estes aspectos são de ordem relacionada aos docentes no sentido de convencerem alunos a terem um papel mais humano na cultura e história do país e, principalmente são aspectos estabelecidos pelos gestores das escolas, desde planejamento de metodologias emergidas para a organização de conteúdos a ser distribuídos para o trabalho pedagógico da disciplina de história.
Descrição:
MELO, U. A. de. O ensino de literatura brasileira no contexto da formação de leitores. 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.