Resumo:
O presente trabalho objetiva realizar considerações acerca da literatura como amiga formadora diante do cenário social, oferecendo ao leitor o acesso devido para melhor compreensão e interpretação do texto que o mantém contato. Iniciamos pela relação da literatura e sua contribuição na sociedade, logo após, por meio do percurso histórico da literatura infantojuvenil, e suas contribuições para o mundo literário, onde a literatura está ligada com a modalidade de ensino. A obra intitulada, Os Contos de Beedle, o Bardo, da autora J.K. Rowling (2017), será o objeto de estudo para o desenvolvimento desta pesquisa, fazendo com que seja apresentada especificamente, as análises consideradas sobre cada conto, relacionado as interfaces literárias para melhor compreendê-los. Sobre a obra, analisamos a importância do singular, presente no mundo da magia, voltado para as relações do mundo Harry Potter, de J.K. Rowling (2015), retirando as aprendizagens que os contos proporcionam para o cotidiano, alvo de estudo para o desenvolvimento do trabalho. Para as interações, temos o apoio de teóricos que ajudam na construção deste trabalho, Candido (2008) com as contribuições da literatura, Cademartori (2006) e Zilberman (2014), nas atribuições da literatura infantojuvenil, Azevedo (1999) apresentando as temáticas da vida adulta, Filho (2011) e Biasioli (2007) nas particularidades de Monteiro Lobato, Lajolo (2008 apud Paiva e Oliveira, 2010), expondo a importância da leitura no currículo escolar, o autor como idealizador do infantojuvenil no país, Cosson (2020), Cunha e Penha (2016) e Lajolo (2018) nas feições pedagógicas de leitura, Colomer (2017), justificando as novas concepções de literatura na contemporaneidade, Aragão (1985) ressaltando a significação de conto entre outros.
Descrição:
SILVA, T. G. da. A singularidade mágica presente em Os contos de Beedle, o Bardo. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.