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Este estudo aborda discussões acerca da presença dos textos literários na Educação Infantil, os quais sendo bem mediados pelos professores despertam na criança o gosto pela leitura. Nessa perspectiva, elencamos como objetivo geral, compreender a importância da literatura na educação infantil para o desenvolvimento do prazer de ler. E, como objetivos específicos, pretendemos discutir se a leitura de literatura influência no desenvolvimento dos aspectos cognitivos e emocionais das crianças; e analisar a presença da literatura e a mediação pedagógica na sala de aula da Educação Infantil. Para tanto, a metodologia utilizada neste trabalho configurou-se como qualitativa em educação, sendo uma pesquisa de campo, na qual aplicamos um questionário investigativo com perguntas abertas, em duas escolas do município de Dona Inês/PB, para três professoras da Educação Infantil (pré-escola). Como base teórica, fizemos uso dos seguintes autores e autoras: Zilberman (2008), Theodoro (2008), Amarilha (2010), Yunes (2010), Bettelheim (2015), Cademartori (2010), Saldanha (2018), Graves e Graves (1995), dentre outros/as, que abordam a temática de forma significativa e nos dão embasamento para a discussão. Os resultados da pesquisa apontam, nas falas das professoras, que é possível a partir de aulas bem planejadas e, após conhecer a realidade da turma, trabalhar com textos literários na primeira infância e contribuir, portanto, na construção do gosto pela leitura. |
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