Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão sobre a prática de leitura do texto literário na sala de aula para o processo de formação do leitor na perspectiva do letramento, voltado para o ensino fundamental, mais especificamente para turmas de 9°ano. Tendo como objeto de estudo a narrativa Sapo vira rei, vira sapo de Ruth Rocha, apontando para uma proposta de leitura a partir da metodologia da sequência básica, como forma de promover a experiência leitora para além de agradável ser produtiva, diante da possibilidade de reflexão crítica a respeito do ser humano e a sociedade. Fundamentam esta discussão os apontamentos teóricos de Baldi (2009), Candido (2000), Cosson (2014, 2020), Rojo (2009), Colomer (2013), Gregorin (2019), BNCC (2017), entre outros. Em síntese, conclui-se que a leitura do texto literário possibilita conduzir o sujeito leitor ao processo de letramento através do diálogo entre a ficção literária e o meio em que o leitor está inserido. Sendo assim, espera-se que a presente discussão contribua para as práticas pedagógicas que visam intermediar a relação leitor texto, de modo a formar leitores que tenham uma atitude ativa diante do que é lido.
Descrição:
SOUZA, F. G. P. de. Sapo vira rei, vira sapo: uma proposta de leitura literária para o ensino fundamental. 2021. 28f. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.