Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso intitulado “Atividades, jogos e suas conexões com a etnomatemática” objetiva mostrar a relação entre a Etnomatemática, atividades e os jogos no processo de aprendizagem em Matemática. Realizamos um estudo bibliográfico, tomando como referência, principalmente, os estudos de D’Ambrósio (1990; 2003; 2005), Piaget (1972; 1995); as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (1997) e Moratori (2003). Realizamos, também, sugestões de jogos e atividade que podem contribuir para o trabalho social e cultural da matemática pelo professor na sala, como é o caso do jogo “Mancala”; e facilitar a concretização dos assuntos, como é o caso do jogo da feirinha. Além disso, a proposta de atividade de avaliação pode fornecer elementos para entender como o aluno está desenvolvendo o pensamento matemático. Entendemos que a pesquisa apresenta contribuições para a prática pedagógica de professores que ensinam Matemática nas quais buscam valorizar o conhecimento trazido por seus alunos e, ainda, um aprofundamento em sua prática docente.
Descrição:
FERREIRA, L. A. Atividades, jogos e suas conexões com a etnomatemática. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.