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A administração pública brasileira em todas as esferas vem sofrendo mudanças em sua atuação, nos últimos anos, nas políticas educacionais e na gestão. Assim, se faz necessária uma reflexão sobre a postura e as competências gerenciais nas escolas públicas, partindo da concepção de que gerir a instituição pública trata-se de uma tarefa democrática, participativa e construtiva no processo de oportunidade significativa dos novos paradigmas. Desta forma, o objetivo deste artigo foi identificar e analisar as competências gerenciais de gestoras em escolas públicas do município de Diamante-PB. Para tal, a abordagem metodológica utilizada para essa análise fundamenta-se em uma pesquisa de campo, qualitativa, de natureza exploratória, em uma rede de educação de duas escolas públicas, localizadas no alto sertão da Paraíba no vale do Piancó, na cidade de Diamante-PB. Os sujeitos de pesquisa foram gestoras de escolas públicas estaduais, sendo o instrumento utilizado para a coleta de dados um roteiro de entrevista em profundidade. Verificou-se que a gestora escolar é algo passageiro, por se tratar de cargo comissionado, e assim, os gestores escolares devem se ajustar e desenvolver competências que sejam apropriadas aos novos papéis solicitados. Na concepção dos sujeitos entrevistados, gerenciar significa liderar pessoas, motivar equipes e fazer a comunidade e setores caminharem juntos com a escola. Destacaram, ainda, que o gestor precisa mobilizar competências como: transparência, democracia, honestidade e escuta atenta, além de curso de formação, visão administrativa e conhecimento pedagógico. Dos desafios mais citados, tem-se a necessidade de se reinventar diante da pandemia, praticar o princípio da transparência, contar com o apoio da família no acompanhamento do aluno e manter a qualidade de ensino. Por fim, espera-se que os achados deste estudo possam auxiliar o trabalho de reflexão crítica nas escolas para que estas possam avançar na conquista da qualidade.
Palavras-chave: Competências gerenciais. Gestão escolar. Escolas públicas. |
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