dc.contributor.author |
Bezerra, Lucinária dos Anjos |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-11T18:47:05Z |
|
dc.date.available |
2021-06-11T18:47:05Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 374 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23735 |
|
dc.description |
BEZERRA, L. dos A. Consciência fonológica no processo de alfabetização: considerações sobre a proposta do Programa Soma no caderno de atividades do 1º ano do Ensino Fundamental. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A construção deste trabalho visa analisar as atividades propostas pelo Projeto SOMA para o desenvolvimento da consciência fonológica nas turmas do 1º Ano do ciclo de alfabetização. Baseamos a nossa pesquisa em algumas reflexões de Morais (2020), Jager-Adams et. al. (2006), Mendonça (2008), Cagliari (2008), entre outros teóricos que contribuíram para a construção teórica deste trabalho. Metodologicamente, adotamos a análise documental com base nos procedimentos técnicos de Prodanov e Freitas (2013), considerando a natureza qualitativa de nossa investigação. A construção deste trabalho justifica-se pela necessidade, enquanto professora alfabetizadora em turma do 1º Ano do ciclo e graduanda do curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa, de aliar a teoria adquirida no espaço acadêmico à prática concretizada no espaço escolar. Além disso, é indispensável ao professor alfabetizador conhecer a estrutura da língua para compreender a dinâmica de desenvolvimento da consciência fonológica. Acreditamos que ao compreender a linha teórica que embasa a construção do material do SOMA, ampliamos a qualidade didática do ensino, uma vez que ainda há uma certa desarticulação entre o que é abordado nos cursos de formação continuada e a vivência nas salas de aula. Reforçamos ainda que muitos daqueles que estão à frente da sala de alfabetização ainda precisam direcionar o olhar para espaços mais amplos de discussões sobre a aprendizagem, principalmente em se tratando da aquisição de leitura e escrita a partir da consciência fonológica. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Iara Ferreira de Melo Martins |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Consciência fonológica |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
SOMA Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.title |
Consciência fonológica no processo de alfabetização: considerações sobre a proposta do Programa Soma no caderno de atividades do 1º ano do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |