UEPB - Repositório Digital

Consciência fonológica no processo de alfabetização: considerações sobre a proposta do Programa Soma no caderno de atividades do 1º ano do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Lucinária dos Anjos
dc.date.accessioned 2021-06-11T18:47:05Z
dc.date.available 2021-06-11T18:47:05Z
dc.date.issued 2021-05-21
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23735
dc.description BEZERRA, L. dos A. Consciência fonológica no processo de alfabetização: considerações sobre a proposta do Programa Soma no caderno de atividades do 1º ano do Ensino Fundamental. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A construção deste trabalho visa analisar as atividades propostas pelo Projeto SOMA para o desenvolvimento da consciência fonológica nas turmas do 1º Ano do ciclo de alfabetização. Baseamos a nossa pesquisa em algumas reflexões de Morais (2020), Jager-Adams et. al. (2006), Mendonça (2008), Cagliari (2008), entre outros teóricos que contribuíram para a construção teórica deste trabalho. Metodologicamente, adotamos a análise documental com base nos procedimentos técnicos de Prodanov e Freitas (2013), considerando a natureza qualitativa de nossa investigação. A construção deste trabalho justifica-se pela necessidade, enquanto professora alfabetizadora em turma do 1º Ano do ciclo e graduanda do curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa, de aliar a teoria adquirida no espaço acadêmico à prática concretizada no espaço escolar. Além disso, é indispensável ao professor alfabetizador conhecer a estrutura da língua para compreender a dinâmica de desenvolvimento da consciência fonológica. Acreditamos que ao compreender a linha teórica que embasa a construção do material do SOMA, ampliamos a qualidade didática do ensino, uma vez que ainda há uma certa desarticulação entre o que é abordado nos cursos de formação continuada e a vivência nas salas de aula. Reforçamos ainda que muitos daqueles que estão à frente da sala de alfabetização ainda precisam direcionar o olhar para espaços mais amplos de discussões sobre a aprendizagem, principalmente em se tratando da aquisição de leitura e escrita a partir da consciência fonológica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Iara Ferreira de Melo Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Consciência fonológica pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject SOMA Paraíba pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title Consciência fonológica no processo de alfabetização: considerações sobre a proposta do Programa Soma no caderno de atividades do 1º ano do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta