Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem a partir da percepção dos professores de educação infantil, por considerarmos um tema relevante e ainda pouco debatido e explorado em sala de aula e na formação de professores. Utilizamos os pressupostos teóricos de Jean Piaget no campo da afetividade a partir da epistemologia Genética e recorremos também a Vygotsky mais especificamente em relação ao conceito de mediação, no campo da teoria histórico-cultural, para oferecer um norte na perspectiva da mediação. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, investigando a percepção dos professores da cidade de Sertãozinho-PB sobre a importância da afetividade na educação infantil. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo de Bardin, que permitiu explorar ao máximo o que disseram os(as) professores(as). Diante dos dados analisados, foi possível conhecer a percepção dos professores, notamos ainda que se esforçam para garantir o mínimo de ambiente para o desenvolvimento das habilidades sociais que influenciam no lidar com as emoções. Mas se torna necessário que este tema continue sendo debatido e pesquisado, em especial nos cursos de formação docente.
Descrição:
NUNES, L. de S. A Importância da Afetividade na Educação Infantil: Sob o olhar dos professores de Sertãozinho-PB. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.