Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições do lúdico nas aulas de língua espanhola, atribuindo assim um significado às atividades desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem de uma segunda língua. Nossa pesquisa está embasada em um estudo bibliográfico investigando a relevância que as atividades lúdicas exercem dentro do contexto de ensino, facilitando o processo de aprendizagem, a cognição e a motivação do estudante de língua espanhola. Para fundamentar as discussões deste trabalho, nos apoiamos nas contribuições de Luckesi (2000) e Santos (2006), que abordam a questão da aquisição da linguagem e de práticas exitosas através das atividades lúdicas. Desse modo, podemos perceber que as atividades lúdicas surgem como uma postura teórico-metodológica adotada pelo professor a fim de simplificar e dinamizar o complexo processo de ensino-aprendizagem. Diante desse pressuposto, analisamos que o lúdico vem contribuindo com os professores no âmbito educacional e se mostrando favorável para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a compreensão dos conteúdos discutidos nas aulas de língua espanhola. Além disso, discutimos sobre as possibilidades de aplicação das atividades lúdicas nas aulas de língua espanhola, destacando a importância do lúdico no desenvolvimento do aluno de forma significativa, critica e reflexiva fazendo-o aprender de maneira prazerosa.
Descrição:
BARBOSA, C. M. S. Atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. [Artigo]