Resumo:
No presente trabalho, buscamos mostrar que o processo de avaliação da expressão escrita em Espanhol Língua/Estrangeira (E/LE), é bastante complexo, pois envolve vários aspectos sejam cognitivos, sociais ou pessoais. Devido a essa complexidade se fez necessário apresentarmos os principais conceitos de linguagem que embasam o ensino da produção escrita. Por meio de uma comparação entre os conceitos de linguagem e os mecanismos de produção textual podemos exemplificar de forma clara e objetiva como se processa a escrita ao optar por uma ou mais definições de linguagens. O objetivo principal deste artigo é discutir as contribuições Enfoque Comunicativo para avaliar a produção escrita em E/LE. Para tanto, foi analisado alguns conceitos de avaliação. Como metodologia esse artigo fez uso da pesquisa bibliográfica, que se vale inicialmente de uma leitura exploratória do material selecionado, investigando o que há de essencial nos textos sobre o tema e objetivos dessa pesquisa. A base teórica que norteou esse estudo foi: Robins (1979); Faria Almeida e Leite (2009); Bakhtin (2006), esses autores serviram para embasar as concepções de linguagens e assim estabelecer à relação existente entre escrita e as concepções de linguagens. No que diz respeito aos métodos avaliativos nos apoiamos em Kraemer (2006); Gil (2006) e Silva (2014). Pra apresentar a avaliação no caso especifico em E/LE nos reportamos em Cassany (1990) e Cassany, Luna e Sanz (1998).
Descrição:
SANTOS, M. J. B. Avaliação da expressão escrita em espanhol/língua estrangeira: um enfoque comunicativo. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. [Artigo]