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O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um exame realizado nacionalmente para que seus participantes ingressem em universidades no Brasil através da mensuração do desempenho por meio de notas quantitativas. Neste exame aborda-se questões das áreas de conhecimentos do Ensino Regular. Assim, inclui-se nesta avaliação conteúdos de Língua Portuguesa. Pela necessidade educacional e para se ter a inserção de outras línguas estrangeiras no Ensino Regular, houve a necessidade de inserir conteúdos de Língua Espanhola na avaliação do ENEM. Mas, igualmente a língua portuguesa no nosso país, a Língua Espanhola apresenta variação linguística que deve ser considerada no ambiente escolar e no ensino da língua em si, e, consequentemente, no exame do ENEM. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso se propôs a estudar sobre as variações linguísticas que estão presentes nas provas de Espanhol do ENEM a partir de questões retiradas do próprio exame entre os anos de 2010 e 2017. A abordagem do estudo foi qualitativa para aprofundar os conhecimentos sobre a presença da variação linguística do Espanhol na prova do ENEM e, para fundamentar, foram usados autores como Abad (1993), Cezario e Votre (2013), Souza (2015), entre outros. Por fim, o presente trabalho traz uma importante contribuição no que concerne a entender sobre as variedades linguísticas relacionadas à língua espanhola e como ela é abordada em exames do ENEM. Por conclusão, foi observado que existe a exploração da variação linguística nas provas do ENEM dos anos pesquisados, para que o participante possa refletir sobre as mudanças da língua espanhola de acordo com sua região ou de determinados povos. |
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