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Condições do trabalho docente no contexto das Escolas Cidadãs Integrais da rede estadual de ensino da Paraíba

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dc.contributor.author Rodrigues, Raphaela Barbosa de Farias
dc.date.accessioned 2021-06-12T00:38:19Z
dc.date.available 2021-06-12T00:38:19Z
dc.date.issued 2021-05-29
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23782
dc.description RODRIGUES, R. B. de F. Condições do trabalho docente no contexto das Escolas Cidadãs Integrais da rede estadual de ensino da Paraíba. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A institucionalização das escolas Cidadãs-Integrais tem sido um dos principais projetos da gestão dos últimos anos no estado da Paraíba. Sua implementação iniciou em 2016 e atualmente encontra-se em todas as Gerências Regionais de Ensino – GRE’s, envolvendo boa parte dos doentes da rede estadual de ensino. A partir da experiência in loco da pesquisadora durante o período de dois anos como estagiária em uma escola Cidadã-Integral foi observada a inserção de Organizações Sociais – O.S. e uma profunda mudança na gestão, no currículo e, possivelmente nas condições de trabalho dos docentes. A inserção destas O.S. está associada à lógica da Globalização e do neoliberalismo que estão inseridos em toda sociedade, trazendo níveis de padronização em escala mundial e em diversos aspectos da vida humana. Um destes aspectos é o trabalho, compreendido como indissociável ao ser humano. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a condição de trabalho dos professores(as) das Escolas Cidadãs Integrais (ECI) da rede estadual da Paraíba. Compreendendo a importância da escola para a formação e transformação da sociedade e reconhecendo que o professor possui característica central nesse contexto, necessitamos estar atentos às políticas que os envolvem, pois isto irá dizer os rumos da nossa sociedade. Esse estudo, aproxima-se metodologicamente das pesquisas descritiva, exploratória e revisão documental. Nos debruçamos, sobre a abordagem qualitativa e dos recursos investigativos do questionário como instrumento de coleta de dados, isto, com o intuito de dar voz aos docentes. Para análise dos resultados ancoramo-nos no aporte teórico que versa sobre conceitos como neoliberalismo, globalização, trabalho, bem como proletarização e alienação docente. Confere-se ao longo do estudo que as mudanças impostas aos docentes tendência à intensificação da alienação e proletarização dos profissionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Me. Jonas Marques da Penha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola Cidadã-Integral pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Proletarização docente pt_BR
dc.subject Alienação docente pt_BR
dc.title Condições do trabalho docente no contexto das Escolas Cidadãs Integrais da rede estadual de ensino da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


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