dc.contributor.author |
Rodrigues, Raphaela Barbosa de Farias |
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dc.date.accessioned |
2021-06-12T00:38:19Z |
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dc.date.available |
2021-06-12T00:38:19Z |
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dc.date.issued |
2021-05-29 |
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dc.identifier.other |
CDD 370 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23782 |
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dc.description |
RODRIGUES, R. B. de F. Condições do trabalho docente no contexto das Escolas Cidadãs Integrais da rede estadual de ensino da Paraíba. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A institucionalização das escolas Cidadãs-Integrais tem sido um dos principais projetos da gestão dos últimos anos no estado da Paraíba. Sua implementação iniciou em 2016 e atualmente encontra-se em todas as Gerências Regionais de Ensino – GRE’s, envolvendo boa parte dos doentes da rede estadual de ensino. A partir da experiência in loco da pesquisadora durante o período de dois anos como estagiária em uma escola Cidadã-Integral foi observada a inserção de Organizações Sociais – O.S. e uma profunda mudança na gestão, no currículo e, possivelmente nas condições de trabalho dos docentes. A inserção destas O.S. está associada à lógica da Globalização e do neoliberalismo que estão inseridos em toda sociedade, trazendo níveis de padronização em escala mundial e em diversos aspectos da vida humana. Um destes aspectos é o trabalho, compreendido como indissociável ao ser humano. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a condição de trabalho dos professores(as) das Escolas Cidadãs Integrais (ECI) da rede estadual da Paraíba. Compreendendo a importância da escola para a formação e transformação da sociedade e reconhecendo que o professor possui característica central nesse contexto, necessitamos estar atentos às políticas que os envolvem, pois isto irá dizer os rumos da nossa sociedade. Esse estudo, aproxima-se metodologicamente das pesquisas descritiva, exploratória e revisão documental. Nos debruçamos, sobre a abordagem qualitativa e dos recursos investigativos do questionário como instrumento de coleta de dados, isto, com o intuito de dar voz aos docentes. Para análise dos resultados ancoramo-nos no aporte teórico que versa sobre conceitos como neoliberalismo, globalização, trabalho, bem como proletarização e alienação docente. Confere-se ao longo do estudo que as mudanças impostas aos docentes tendência à intensificação da alienação e proletarização dos profissionais. |
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dc.description.sponsorship |
Prof. Me. Jonas Marques da Penha |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Escola Cidadã-Integral |
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dc.subject |
Professor |
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dc.subject |
Proletarização docente |
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dc.subject |
Alienação docente |
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dc.title |
Condições do trabalho docente no contexto das Escolas Cidadãs Integrais da rede estadual de ensino da Paraíba |
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dc.type |
Other |
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