UEPB - Repositório Digital

A função da afetividade na educação infantil: a influência e as contribuições acerca da aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Danusa de Fátima Lourenço da
dc.date.accessioned 2021-06-15T23:37:10Z
dc.date.available 2021-06-15T23:37:10Z
dc.date.issued 2021-06-01
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23822
dc.description SILVA, D. de F. L. da. A função da afetividade na educação infantil: a influência e as contribuições acerca da aprendizagem. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho traz luz a pensamentos e questionamentos, abordando a função da afetividade na educação infantil (EI) e quais são suas influências e contribuições no campo escolar acerca da aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa tem a intenção de investigar a influência da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, promover um espaço para essa discussão, que dá a impressão, até o momento, ter pouca ênfase nas diversas áreas de concentração da educação. O vigente estudo de campo, é de natureza qualitativa e do tipo descritiva, que tem como objetivos específicos, analisar as contribuições da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, observar as relações entre o professor e as crianças por meio do afeto, averiguar como as emoções contribuem na aprendizagem e examinar como a invisibilidade social afeta a vida pessoal e profissional do individuo, com embasamento teórico de Barros (2007), Cunha (2012), Ferreira (2006), Piaget (1971), Piaget (1971), Pimenta (2011), Wallon (1999), como também da importante contribuição de outros estudiosos. Verifica-se que a afetividade, na prática pedagógica, vem como um instrumento que ajuda o docente a conduzir da melhor maneira seus comportamentos e condutas para que em hipótese alguma atinja a criança de modo negativo, prejudicando, assim, seu processo de aprendizagem. Sabemos que o valor do vínculo afetivo é de suma importância para o desempenho da criança dentro e fora da sala de aula, pois é no âmbito escolar que a criança encontra afeto, amor e carinho. Muitas vezes, negados até pelas famílias. Então, o professor deve ter esse olhar atento para as peculiaridades de cada discente, visto que, é interessante identificar meios que podem favorecer de maneira positiva e/ou negativa na desenvoltura da criança. Os resultados revelam a necessidade que a afetividade tem de ser um constituinte das práticas em sala de aula e da relação entre o educador e o educando, com importante relevância para inserção da criança ao meio escolar e por conseguinte ao social em todos os seus contextos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Arilane Florentino Félix Azevêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Relação professor/aluno pt_BR
dc.subject Valores pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A função da afetividade na educação infantil: a influência e as contribuições acerca da aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta