Resumo:
Este projeto de caráter qualitativo com proposta de intervenção, apresenta informações e
discussões sobre a prática do letramento, usando as histórias em quadrinhos como
material de apoio, no ensino de Língua Inglesa, possibilitando o conhecimento e
compreensão sobre leitura verbal e visual, pouco explorada e trabalhada dentro do
processo de leitura. Para tanto, as abordagens que futuramente entraremos em detalhes,
são sugeridas para os alunos de terceiro ano do ensino médio, que estão se
aprofundando nas leituras, em preparação para o vestibular, e que necessitam de um
trabalho prático constante nessa área que tem capacidade de favorece-los tanto em modo
acadêmico, quanto social. Reunimos fundamentação e organizamos os dados em uma
proposta que é segmentada através dos quatro pilares mais importantes para Rildo
Cosson (2006) sobre o letramento literário, fazendo uso também dos conhecimentos
teóricos dos autores Will Eisner (2012) e Moacy Cirne (1975) sobre a história dos
quadrinhos, a sua devida importância como arte literária, e a capacidade que a mesma
dispõe para que outros ramos possam ser estudados. Aqui recrutamos a adaptação em
sua forma cinematografia, assim como, o estudo de um conto literário onde pudemos
abordar também a intertextualidade. Esta que é frequente e presente nas histórias de
Sacassa (1973) autor do trecho da HQ escolhida. Como parte fundamental, para que o
discente não faça o uso do material de forma indevida, elaboramos um plano
pedagógico que tem como início a introdução das histórias em quadrinhos dentro da
sociedade e seus benefícios como método de leitura, assim como dentro do ensino.
Esquematizamos um plano que posiciona o alunado próximo ao material proposto e
permite a compreensão do mesmo, assim como mostra as formas as quais as HQ
possam ser exploradas para estudo, trabalhando as habilidades de Listening (Escuta) e
Reading (Leitura) que servirão como processo de fixação e aprendizagem, por meio da
interpretação. E que por fim, tem como tentativa, mostrar em teoria e prática um
diferente uso de método de leitura dentro das aulas de L2, assim como provocar por
parte do discente, a disposição para também a sua utilização, seja na escola ou fora dela.
Descrição:
DIAS, M. C. As diferentes formas de ler e ver: uma proposta de ensino de L2 a partir da intertextualidade literária e (áudio)visual. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e
Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.