Resumo:
No processo de formação em Arquivologia, o estágio curricular se configura como
importante período de vivência prática que possibilita ao discente o desenvolvimento de
habilidades e competências necessárias ao exercício da profissão. Dentre os possíveis
contextos de atuação, estão os arquivos jurídicos que é um espaço significativo de práticas
arquivísticas, no qual o Arquivista pode contribuir com atividades de organização,
preservação, conservação do acervo, cadastros de processos, higienização, dentre outras
ações. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo geral descrever e analisar de
forma reflexiva a experiência de estágio curricular vivenciada no Arquivo do Tribunal de
Justiça do Estado da Paraíba. Para tanto, buscou-se abordar sobre a atuação e importância do
estágio para a formação do arquivista; a funcionalidade do Arquivo do Fórum Cível e a
prática do Arquivista; sobre as principais atividades realizadas no estágio, bem como as
demandas, as dificuldades e os desafios encontrados. Espera-se que a experiência aqui
compartilhada possa promover reflexões sobre a importância que tem a dimensão prática para
a formação. A partir das atividades desenvolvidas, foi possível articular com a prática o que
foi aprendido na universidade, bem como pensar sobre a identidade profissional do arquivista
e o objeto de estudo científico da Arquivologia. O contato com a prática de estágio pode gerar
novos questionamentos sobre o próprio saber e fazer arquivístico, tanto no contexto judicial
como em outros campos de atuação.
Descrição:
SANTOS, L. F. R. dos. A prática arquivística em um arquivo judicial: um relato de experiência de estágio. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.