Resumo:
O seguinte trabalho elaborado durante o curso de especialização pretende explorar a criação e utilização de um jogo de tabuleiro voltado para o ensino de história do Egito Antigo abordando o período do Novo Reino entre a XVIII e a XX dinastias, durante o reinado de Amenófis III (1380 – 1349 a.C.). A disciplina de história ainda não faz parte da grade curricular para a fase da educação infantil, mas os conteúdos podem ser trabalhados, e por meio do jogo e sua ludicidade, as crianças passariam a ter o primeiro contato sobre as curiosidades de uma civilização rica, detentora de tecnologias e conhecimentos que inspiraram as sociedades até os dias atuais. Para o contexto do debate partimos de discussões propostas por Gomes (2011) sobre a valorização das culturas africanas e afro-brasileiras presente no conjunto legislativo no Brasil; os debates pertinentes aos jogos como recurso pedagógico proposto por Raul (2007) e Kishimoto (2011) e a utilização de jogos no ensino de história explorado por Bernardes (2019). A elaboração do jogo segue a metodologia apresentada por Giacomoni (2013), auxiliando os/as professores/as de história no processo de desenvolvimento desse recurso educacional.
Descrição:
ESTEVAM, D. C. O uso do jogo de tabuleiro: percorrendo o Egito Antigo entregue as joias do faraó como recurso na educação infantil. 2021. 43p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.