Resumo:
Este trabalho aborda o acervo da Prefeitura Municipal de Mogeiro com o objetivo de
analisar o processo de acesso às informações arquivísticas da prefeitura, quer seja
para a própria administração, quer seja para o cidadão. Para alcançar o objetivo
pretendido, foi necessário diagnosticar a situação atual, de modo a verificar a
aplicação dos princípios arquivísticos e procedimentos de gestão documental. Neste
trabalho são apresentados o município de Mogeiro e a organização administrativa de
sua prefeitura. Trata-se de um estudo exploratório através de observação direta e
análise qualitativa dos dados realizado nas dependências da prefeitura de Mogeiro.
Esta análise foi baseada nos aspectos favoráveis e contrários ao processo de
acesso à informação, observando sua relação em cada situação. Como resultados,
constatou-se que a ausência de gestão de documentos, de profissionais da
Arquivologia e de um arquivo público somados a inexistência de uma política
arquivística tem uma considerável influência negativa no processo de acesso à
informação, retardando-o ou até inviabilizando-o. Assim, aponta-se para a
necessidade de implementação desses itens.
Descrição:
SILVA FILHO, J. C. da. Análise do acesso à informação arquivística com base no diagnóstico de acervo: o caso da Prefeitura Municipal de Mogeiro. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.