Resumo:
A Arquivologia é entendida como uma área interdisciplinar, tendo em vista a atuação sobre o
seu objeto de estudo e trabalho: os arquivos. Estas interações devem ser entendidas de
maneira complexa e dinâmica e que, em muitos casos, não ultrapassa a multidisciplinaridade.
Neste sentido, este trabalho tem como objetivo principal analisar as perspectivas multi e
interdisciplinares desenvolvidas na formação dos profissionais, identificando o nível de
interação das diferentes áreas que formam o corpo docente do curso de Arquivologia da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), assim como as práticas didáticas destes docentes.
É importante destacar que a pesquisa faz uma imersão, de maneira individualizada no referido
curso, buscando analisar, se os professores têm a compreensão da multi e interdisciplinaridade
e como a aplicam nos diversos componentes curriculares. Desta forma, este trabalho de
conclusão de curso é resultado de uma pesquisa quanti-qualitativa, pois os dados estão sendo
levantados a partir de questionários que foram aplicados ao corpo docente do curso de
Arquivologia da UEPB. As respostas foram analisadas com base em vieses subjetivos e
objetivos quantificáveis. Destarte, torna-se uma pesquisa de campo. Como fundamentação
teórica está fundamentado em autores como Pombo (1994), Bicalho (2009), Marques (2013),
Marques e Tognoli (2016), Bourdieu (2003). Estes autores nos permitem construir um
panorama teórico, não só sobre a Arquivologia como também sobre o que significa a multi,
interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Como resultado identificamos que os docentes
têm noção da multi e interdisciplinaridade do curso e das suas disciplinas, porém a aplicação
efetiva nos componentes curriculares ainda não está no nível desejado para que o futuro
arquivista tenha a noção das relações entre as diferentes áreas da sua formação.
Descrição:
ANDRADE, Y. M. dos S. de. Interdisciplinaridade e formação do arquivista. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.