UEPB - Repositório Digital

Interdisciplinaridade e formação do arquivista

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Yara Maria dos Santos de
dc.date.accessioned 2021-07-15T13:54:36Z
dc.date.available 2021-07-15T13:54:36Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.other CDD 020
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24054
dc.description ANDRADE, Y. M. dos S. de. Interdisciplinaridade e formação do arquivista. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A Arquivologia é entendida como uma área interdisciplinar, tendo em vista a atuação sobre o seu objeto de estudo e trabalho: os arquivos. Estas interações devem ser entendidas de maneira complexa e dinâmica e que, em muitos casos, não ultrapassa a multidisciplinaridade. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo principal analisar as perspectivas multi e interdisciplinares desenvolvidas na formação dos profissionais, identificando o nível de interação das diferentes áreas que formam o corpo docente do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), assim como as práticas didáticas destes docentes. É importante destacar que a pesquisa faz uma imersão, de maneira individualizada no referido curso, buscando analisar, se os professores têm a compreensão da multi e interdisciplinaridade e como a aplicam nos diversos componentes curriculares. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa quanti-qualitativa, pois os dados estão sendo levantados a partir de questionários que foram aplicados ao corpo docente do curso de Arquivologia da UEPB. As respostas foram analisadas com base em vieses subjetivos e objetivos quantificáveis. Destarte, torna-se uma pesquisa de campo. Como fundamentação teórica está fundamentado em autores como Pombo (1994), Bicalho (2009), Marques (2013), Marques e Tognoli (2016), Bourdieu (2003). Estes autores nos permitem construir um panorama teórico, não só sobre a Arquivologia como também sobre o que significa a multi, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Como resultado identificamos que os docentes têm noção da multi e interdisciplinaridade do curso e das suas disciplinas, porém a aplicação efetiva nos componentes curriculares ainda não está no nível desejado para que o futuro arquivista tenha a noção das relações entre as diferentes áreas da sua formação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo pt_BR
dc.subject Arquivologia pt_BR
dc.subject Formação acadêmica do arquivista pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade da arquivologia pt_BR
dc.title Interdisciplinaridade e formação do arquivista pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta