Resumo:
Nosso trabalho consiste em analisar as variedades de nomenclaturas e divergências
existentes nos fundos fechados da Escola Técnica Federal da Paraíba (ETF-PB) e
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB), atual Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), levando em
consideração a Representação da Informação. O objetivo geral da pesquisa norteouse em: mapear as diferentes nomenclaturas na representação da informação dos
cursos do IFPB Campus João Pessoa entre o período (1967 a 2008). Para tanto o
objetivo especifico pautou-se em: identificar as alterações de nomenclatura dos
cursos de acordo com a mudança de fundos da instituição; esclarecer as
divergências entre as nomenclaturas ao longo das diversas conjunturas no campus
e propor a construção de um índice remissivo para auxiliar o controle de vocabulário
controlado nas nomenclaturas dos cursos no setor de arquivo. A metodologia
obteve-se através de uma observação direta com uma abordagem qualitativa de
natureza descritiva e exploratória nos dossiês dos alunos. Os resultados obtidos
foram uma padronização na nomenclatura dos cursos, diminuindo as dificuldades
encontradas na confecção das etiquetas e na obtenção dos dados. Sugerimos como
alternativa a consulta ao Q-acadêmico e a construção de um índice remissivo para
auxiliar a recuperação da informação do setor.
Descrição:
GUIMARÃES, L. P. de L. A representação da informação na Coordenação do Arquivo Central do IFPB - Campus João Pessoa: uma proposta de padronização na nomenclatura dos cursos. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.