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As brincadeiras, jogos e brinquedos são recursos que podem ser utilizados como estratégias didáticas lúdicas, na Educação Infantil, a fim de favorecer o ensino-aprendizagem significativo sobre História da África e a ressignificação da imagem estereotipada das pessoas negras. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender como as brincadeiras com bonecos/as negros/as auxiliam no processo de construção e afirmação da identidade racial positiva da criança negra, igualdade de gênero e combate ao racismo, além disso também apresentamos uma proposta didática. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, de maneira que possibilitasse analisarmos o nosso objeto de estudo. Por conseguinte, fundamentamos nosso trabalho nas arguições de teóricos/as que discutem sobre identidade racial, gênero e ludicidade, entre eles/as, Gomes (2005), Aguiar (1998), Louro (2014), etc. Por meio deste estudo e considerando o período delimitado nessa pesquisa, verificamos que a utilização de bonecos/as negros/as em atividades da Educação Infantil, pode contribuir para a dinamicidade das aulas, estimulando as crianças negras a construírem e afirmarem positivamente sua identidade racial, bem como favorecendo a igualdade de gênero e a luta contra o racismo. Logo, esperamos que este estudo impulsione novas pesquisas para aqueles/as que desejam o desenvolvimento de uma educação inclusiva, antirracista, antissexista e emancipatória, capaz de transformar a realidade em que vivemos. |
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