UEPB - Repositório Digital

Brincando com bonecas/os negras/os: construção e afirmação identitária das crianças negras e igualdade de gênero na Educação Infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Josinaldo Monteiro da
dc.date.accessioned 2021-07-18T16:21:51Z
dc.date.available 2021-07-18T16:21:51Z
dc.date.issued 2021-05-03
dc.identifier.other CCD 305.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24078
dc.description SILVA, J. M. da. Brincando com bonecas/os negras/os: construção e afirmação identitária das crianças negras e igualdade de gênero na educação infantil. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract As brincadeiras, jogos e brinquedos são recursos que podem ser utilizados como estratégias didáticas lúdicas, na Educação Infantil, a fim de favorecer o ensino-aprendizagem significativo sobre História da África e a ressignificação da imagem estereotipada das pessoas negras. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender como as brincadeiras com bonecos/as negros/as auxiliam no processo de construção e afirmação da identidade racial positiva da criança negra, igualdade de gênero e combate ao racismo, além disso também apresentamos uma proposta didática. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, de maneira que possibilitasse analisarmos o nosso objeto de estudo. Por conseguinte, fundamentamos nosso trabalho nas arguições de teóricos/as que discutem sobre identidade racial, gênero e ludicidade, entre eles/as, Gomes (2005), Aguiar (1998), Louro (2014), etc. Por meio deste estudo e considerando o período delimitado nessa pesquisa, verificamos que a utilização de bonecos/as negros/as em atividades da Educação Infantil, pode contribuir para a dinamicidade das aulas, estimulando as crianças negras a construírem e afirmarem positivamente sua identidade racial, bem como favorecendo a igualdade de gênero e a luta contra o racismo. Logo, esperamos que este estudo impulsione novas pesquisas para aqueles/as que desejam o desenvolvimento de uma educação inclusiva, antirracista, antissexista e emancipatória, capaz de transformar a realidade em que vivemos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Waldeci Ferreira Chagas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Brincadeiras com bonecos/as negros/as pt_BR
dc.subject Identidade étnico-racial e sexual pt_BR
dc.subject Igualdade de gênero pt_BR
dc.title Brincando com bonecas/os negras/os: construção e afirmação identitária das crianças negras e igualdade de gênero na Educação Infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta