dc.description.abstract |
Os estudos voltados a importância da utilização da música no contexto educativo,
enquanto prática fundamental para o desenvolvimento do aluno vêm ganhando cada
vez mais ênfase, devido a veracidade das contribuições desse recurso didático para
o processo de ensino. A música inserida na Educação Infantil, no contexto de
Educação Quilombola, é capaz de possibilitar o desenvolvimento de práticas que
auxiliam na construção de uma identidade que valoriza e reconhece o histórico de
lutas da comunidade. Este estudo tem como principal objetivo analisar as
contribuições da música produzida nas práticas culturais do quilombo de Caiana dos
Crioulos - Paraíba em ações pedagógicas na Educação Infantil. A pesquisa está
situada no campo da Educação Quilombola nas discussões sobre a Educação
Infantil. Fundamentamos nosso texto nos estudos de Andrade (2010) e Oliveira
(2009), que trazem considerações sobre a infância. Pinho e Santos (2014), Silva e
Ribeiro (s/n), com discussões acerca da Educação Infantil. Carril (2017) e Miranda
(2012), que tratam sobre Educação Quilombola, e Brescia (2003), Ferreira (2000) e
Gohn e Stavracas (2010), que discutem acerca da inserção da música nos
processos de ensino. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa de cunho
bibliográfico e documental, na qual utilizamos como fontes de pesquisas artigos,
livros digitais e documentos do Brasil, tais quais a Constituição Federal de 1988, o
RCNEI de 1998, a LDB e o PPP da Escola Firmo Santino, localizada em Caiana dos
Crioulos. Os resultados obtidos indicam que a inserção e utilização da música das
cirandeiras na Educação Infantil no contexto de Educação Quilombola, inserida nas
práticas educativas da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Firmo Santino, são fundamentais para o descobrimento da riqueza histórica, social e
cultural da comunidade, sendo indispensável esse acesso para a formação do aluno. |
pt_BR |