UEPB - Repositório Digital

Cirandas e Cocos quilombolas: ações pedagógicas com a música na vivência da criança em Caiana dos Crioulos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jailma Dionisio
dc.date.accessioned 2021-07-18T16:26:10Z
dc.date.available 2021-07-18T16:26:10Z
dc.date.issued 2021-06-02
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24079
dc.description SILVA, Jailma Dionisio da. Cirandas e Cocos Quilombolas: ações pedagógicas com a música na vivência da criança em Caiana dos Crioulos. 2021. 51f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Os estudos voltados a importância da utilização da música no contexto educativo, enquanto prática fundamental para o desenvolvimento do aluno vêm ganhando cada vez mais ênfase, devido a veracidade das contribuições desse recurso didático para o processo de ensino. A música inserida na Educação Infantil, no contexto de Educação Quilombola, é capaz de possibilitar o desenvolvimento de práticas que auxiliam na construção de uma identidade que valoriza e reconhece o histórico de lutas da comunidade. Este estudo tem como principal objetivo analisar as contribuições da música produzida nas práticas culturais do quilombo de Caiana dos Crioulos - Paraíba em ações pedagógicas na Educação Infantil. A pesquisa está situada no campo da Educação Quilombola nas discussões sobre a Educação Infantil. Fundamentamos nosso texto nos estudos de Andrade (2010) e Oliveira (2009), que trazem considerações sobre a infância. Pinho e Santos (2014), Silva e Ribeiro (s/n), com discussões acerca da Educação Infantil. Carril (2017) e Miranda (2012), que tratam sobre Educação Quilombola, e Brescia (2003), Ferreira (2000) e Gohn e Stavracas (2010), que discutem acerca da inserção da música nos processos de ensino. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental, na qual utilizamos como fontes de pesquisas artigos, livros digitais e documentos do Brasil, tais quais a Constituição Federal de 1988, o RCNEI de 1998, a LDB e o PPP da Escola Firmo Santino, localizada em Caiana dos Crioulos. Os resultados obtidos indicam que a inserção e utilização da música das cirandeiras na Educação Infantil no contexto de Educação Quilombola, inserida nas práticas educativas da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Firmo Santino, são fundamentais para o descobrimento da riqueza histórica, social e cultural da comunidade, sendo indispensável esse acesso para a formação do aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Educação Quilombola pt_BR
dc.subject Cirandeiras pt_BR
dc.title Cirandas e Cocos quilombolas: ações pedagógicas com a música na vivência da criança em Caiana dos Crioulos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta