Resumo:
Com o intuito de reverter à lógica opressora, sugerimos práticas pedagógicas semelhantes às propostas pelo Teatro Experimental do Negro no sentido de vincular, na Educação Infantil, dramaturgia, literatura e cultura afro-brasileira, a partir da obra O Pequeno Príncipe Preto, coletânea contos de Rodrigo França, organizada através da transposição dos palcos aos livros, a qual permite o desenvolvimento de propostas voltadas tanto para a oralidade, considerando a ação de contar, executada com maestria pelos griots, nas sociedades africanas, quanto para o texto teatral. Assim, por meio da narrativa O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, e da releitura, de Rodrigo França, visamos propiciar uma educação étnico-racial, para adultos e crianças, realizada na escola e além dela, pois o diálogo do texto literário deve ocorrer, em primeira instância, com outro. Para tanto, evocamos o conceito de Letramento Literário a partir da sequência básica, proposta por Cosson (2009), composta por motivação, introdução, leitura e interpretação, a qual acrescentamos a avaliação, a fim de que a eficácia do trabalho realizado seja verificada. Dessa forma objetivamos a aquisição do conhecimento acerca da cultura africana e afro-brasileira, e assim promover a educação antirracista. Assim esperamos que os alunos, e, por conseguinte, os seus familiares, possam colaborar com a transformação de mentalidade em relação da pessoa negra.
Descrição:
BARBOSA, J. R. Dos palcos aos livros, O Pequeno Príncipe Preto: conto e (re) conto além da escola. 2021. 61f. Monografia (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.