UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre a contação de história como abordagem metodológica nas práticas educativas na educação escolar quilombola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Thays de Freitas
dc.date.accessioned 2021-07-18T16:31:28Z
dc.date.available 2021-07-18T16:31:28Z
dc.date.issued 2021-06-01
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24082
dc.description OLIVEIRA, Thays de Freitas. Reflexões sobre a contação de história como abordagem metodológica nas práticas educativas na educação escolar quilombola. 2021. 45f. Monografia ( Especialização em educação Étnico racial na educação Infantil) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho discute sobre infância na perspectiva histórica, social, cultural e educativa, enfatizando a contação de história, em especial na infância negra, como prática lúdica facilitadora da aprendizagem, apresentando propostas pautadas nas vivências de pessoas idosas da comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, vistas como representatividades positivas da história local e memórias vivas daquele povo. O objetivo geral é analisar como a prática de contação de história contribui para o desenvolvimento e afirmação étnica da criança negra na educação infantil. O trabalho está situado no campo de estudo da educação quilombola, foi realizada uma discursão teórica com autores que nos possibilitam melhores compreensões sobre este estudo como: Ariés (1981), Abramovich (2001), Oliveira (2006) e Carril (2017). A metodologia da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental. Diante dessa pesquisa foi possível compreender que a contação de história como prática educativa é fundamental no ensino-aprendizagem no contexto social quilombola e como ressignificação das vivências e saberes relacionados à ancestralidade e cultura da comunidade, juntamente com as práticas propostas nos documentos sobre educação quilombola na formação de crianças negras. Palavras-chave: Infância. Criança negra. Contação de história. pt_BR
dc.description.sponsorship Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject criança negra pt_BR
dc.subject contação de história pt_BR
dc.title Reflexões sobre a contação de história como abordagem metodológica nas práticas educativas na educação escolar quilombola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta