Resumo:
O suicídio se afigura, hoje, como um problema de saúde global. Para entender suas causas, é preciso estudar a vida, sobretudo, as relações humanas. E o estudo das relações humanas não pode desconsiderar o efeito que a Internet proporcionou no modo como as pessoas se conectam. Nesse sentido, o presente artigo fez uma análise sociológica do suicídio e da influência da Internet nesse processo através do diálogo entre as teorias de Durkheim, Donskis e Bauman. Pretendeu-se compreender quais são as causas sociais do fenômeno, a fim de servir de base para medidas eficazes de prevenção. A pesquisa fez um levantamento bibliográfico dos autores citados e estudo do caso envolvendo Alinne Morais, influenciadora digital que se suicidou após receber inúmeros comentários negativos em suas redes sociais. Observou-se que o suicídio é um fenômeno social e que o índice de mortes voluntárias está relacionado às características da sociedade. Na sociedade contemporânea, a lógica de mercado foi transplantada para as relações sociais, resultando na fragilidade dos relacionamentos e na indiferença ao outro. A Internet potencializa a cegueira moral, assemelhando-se aos mercados e tendo como principal produto a privacidade alheia. Conclui-se que para evitar a desintegração social, assim como para prevenir o suicídio, é preciso quebrar a bolha de invisibilidade a que a sociedade se submeteu.
Descrição:
BRASIL, J. M. M. Diálogo entre Durkheim, Donskis e Bauman para compreensão do suicídio na sociedade contemporânea. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.