Resumo:
Atualmente, as redes sociais, as ferramentas de construção de mapas conceituais e, entre outras
coisas os blogs, passam a caracterizar uma nova identidade ao processo educacional
contemporâneo voltado para o ensino superior. Na disciplina de Laboratório de Preservação e
Conservação de Acervos documentais da Universidade Estadual da Paraíba, a criação e
utilização do blog “Aprendendo a Conservar” se deu a partir do semestre 2019.1, como fator
motivacional para o aprendizado dos monitores e alunos. Com fins pedagógicos, envolvendo
alunos e monitores (os primeiros com a função de visitar e comentar as atividades postadas
pelos monitores, e os segundos com a função de organização, postagem dos conteúdos e
cumprimento de relato de atividades) o blog, aborda questões sobre funcionamento do
Laboratório de Conservação e Restauro e descrição das atividades da disciplina. O blog está sob
responsabilidade dos monitores da disciplina, que postam as atividades realizadas em
laboratório, seguida de sua descrição e das fotos ilustrativas, do levantamento dos comentários e
da participação dos alunos. Nesse sentido, este trabalho de metodologia bibliográfica, descritiva
e de estudo de caso tem o objetivo de descrever a funcionalidade do blog “Aprendendo a
conservar” e entender sua contribuição para o processo motivacional da aprendizagem. Resulta
num relato de experiência e conclui que o blog pode ser utilizado como uma ferramenta didática
em auxílio ao processo de ensino e aprendizagem no nível superior, caracterizando-se uma
proposta de interação e compartilhamento da aprendizagem entre a turma, a professora e os
monitores da disciplina. Considerada um desafio, a utilização desta ferramenta permitiu externar
o conteúdo trabalhado em laboratório por meio da plataforma digital, com a intenção de que as
questões ali abordadas ultrapassassem os muros da instituição, abrangendo um contingencial
maior de pessoas interessadas em preservação e conservação de documentos em papel.
Descrição:
RICARTE, F. R. S. Aprendendo a conservar: Blog como ferramenta de colaboração e aprendizagem na preservação e conservação de acervos documentais arquivísticos em papel. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.