UEPB - Repositório Digital

Os desafios pedagógicos do ensino de física: uma possível sugestão do uso de metodologias digitais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Jaqueline Kelly Nobrega dos
dc.date.accessioned 2021-07-20T12:37:14Z
dc.date.available 2021-07-20T12:37:14Z
dc.date.issued 2021-06-04
dc.identifier.other 21. ed. CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24103
dc.description SANTOS, J. K. N. Os desafios pedagógicos do ensino de física: uma possível sugestão do uso de metodologias digitais. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo foi desenvolvido para auxiliar professores de física em sua prática de ensino em sala de aula, no que diz respeito aos laboratórios de ensino e ao uso de tecnologia educacional. Percebemos que o sistema de ensino público de nível básico/médio atual não favorece o processo de ensino aprendizagem em sala de aula, muitas vezes pela falta de equipamentos laboratoriais ou por não saber usar tecnologias de ensino adequadas. A metodologia usualmente utilizada, juntamente com a falta investimento em infraestrutura nas escolas públicas prejudicam enormemente o processo de ensino, ou seja, os discentes não demonstram interesse na aprendizagem das ciências da natureza e na física especificamente. Assim, na perspectiva de auxiliar o professor em sala de aula sugerimos o uso da metodologia ativa e da metodologia de ensino inovador. O uso dessa metodologia na prática de ensino em sala de aula demonstrou, por parte dos alunos, mais interesse, transformando-o em protagonista e impulsionador do saber. Objetivamos a promoção da tecnologia de ensino educacional em sala de aula, através do uso do PhET. Buscamos incentivar o professor a usar as metodologias ativas e inovadoras, como forma de suprir a falta de laboratórios na escola e fornece aos alunos novos meios de buscar o conhecimento. Iniciamos apresentando aos alunos o que é o PhET e como utiliza-lo, além de analisar a aplicabilidade prática desse instrumento em sala de aula. Então, o desenvolvimento desse artigo se deu na Escola Cidadã Integral Técnica Professor José Olímpio Maia, situado no município de Brejo do Cruz na Paraíba, com uma turma de dezoito alunos, integrantes da terceira série do ensino médio. O assunto estudado em nossa prática de ensino foi a experimentação online de eletricidade estática, através do aplicativo PhET. Mostramos aos alunos a possibilidade de utilizar o laboratório PhET em qualquer lugar já que está disponível pela internet. É possível acessá-lo até pelo celular. Mencionamos o uso de outros sites e que eles podem usufruir de todo esse aparato tecnológico para o ensino não só para a física. Tanto o professor quanto os alunos podem e devem usufruir dessa prática de ensino, desde que seja algo complementar. Assim, deixamos o alerta aos novos professores de que eles precisam modificar sua prática de ensino trabalhando como várias metodologias. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Pedro Carlos de Assis Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metodologias digitais pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject PhET pt_BR
dc.title Os desafios pedagógicos do ensino de física: uma possível sugestão do uso de metodologias digitais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta