Resumo:
O ensino de Matemática, ao longo dos tempos, é objeto de críticas e reflexões tendo
em vista a importância do conhecimento matemático para a sociedade como um todo.
Aprender no contexto social contemporâneo pode assumir outras características que
superam a tão questionada postura passiva diante do que deve ser estudado. Isto se
deve as abordagens de ensino que estão sendo implementadas como tentativa de
desenvolver, aprimorar e inovar o modo como as pessoas se relacionam e como os
estudantes se relacionam com o conhecimento. Assim, objetivo geral desta
investigação se constitui em analisar como as metodologias ativas podem contribuir
no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Matemática. De modo específico,
identificar fatores que possam colaborar no ensino-aprendizagem, através de novas
metodologias de ensino e caracterizar a Metodologia Ativa na prática educacional.
Trata-se de uma pesquisa exploratória associada ao estudo de caso com
características empíricas, pautada na análise qualitativa de dados. Esta pesquisa teve
como aporte um questionário online como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos
pesquisados foram 36 discentes do curso de Licenciatura em Matemática da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus VII, na cidade Patos-PB. Diante
dos resultados obtidos, constatou-se uma maior compreensão dos conteúdos
ministrados, mesmo com a pouca utilização das metodologias ativas nas aulas da
graduação. Destarte, esta investigação soma-se a outras tantas que diante dos dados
amostrais sinalizam que a aplicabilidades desses métodos estimulam a participação,
a interação, a motivação e um ganho de autonomia, contribuindo para minorar as
limitações do ensino Tradicional da matemática.
Descrição:
CEZAR, A. V. L. A. Metodologias ativas na educação matemática: uma análise sobre o uso da Sala de Aula Invertida como recurso didático. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)– Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.