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Mapas e cartografia desempenham um papel fundamental no aprendizado dos alunos na disciplina escolar de geografia. Os mapas são mais eficientes para permitir que os discentes entendam situações complexas, logo, os podem ser entendidos como ferramentas para ordenar informações pelo seu contexto espacial, bem como podem ser vistos como a interface perfeita para um leitor, permitindo que os alunos respondam perguntas relacionadas à localização, otimizando sua correlação espacial e possibilitando a solução de problemas. O objetivo geral deste trabalho é evidenciar a importância do estudo da cartografia na aula de geografia e apresentar um relato de vivência em estágio à docência. Mostra-se, neste estudo, a importância do conhecimento dos discentes do 6º ano sobre a cartografia. A metodologia deste trabalho é fundamentada em conceitos que atendem o eixo de pesquisa, sendo assim, o presente estudo terá abordagem qualitativa exploratória. A investigação se desenvolveu por meio do exame de livros da área, sites e artigos
que fundamentaram a clareza da temática, tais como a obra de Neto e Barbosa (2010) e Guerreiro (2012). Os resultados desta exploração revelam que a cartografia não é apenas a segunda língua, mas também um núcleo metodológico no ensino de geografia, haja vista que seu ensino integra o conhecimento adquirido pelas
diferentes ciências geográficas, tais como a geografia física e econômica, bem como a climatologia e o estudo de solos, geografia médica, estudos de paisagem, dentre outros, representando-os em um método geral preciso do conhecimento, em especial, para os discentes do 6º ano. |
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