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O currículo e a educação escolar quilombola: uma análise do projeto político-pedagógico da Escola Firmo Santino em Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande – PB

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dc.contributor.author Gomes, Érica Monale da Silva
dc.date.accessioned 2021-07-23T20:10:09Z
dc.date.available 2021-07-23T20:10:09Z
dc.date.issued 2021-06-01
dc.identifier.other CDD 375
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24118
dc.description GOMES, É. M. da S. O currículo e a educação escolar quilombola: uma análise do projeto político-pedagógico da Escola Firmo Santino em Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande – PB. 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento que reflete a identidade de uma escola, definindo sua perspectiva política, filosófica e social. Desse modo, constitui-se como um instrumento base para a definição das organizações curriculares. No contexto da Educação Escolar Quilombola, o Projeto Político-Pedagógico, traduz-se enquanto uma ferramenta visceral, uma vez que demarca os modos e formas de educar, que devem ser elaborados de forma coletiva e contemplar as relações tradicionais e dinâmicas culturais próprias das comunidades quilombolas. Diante dessas considerações, buscamos através do Projeto Político-Pedagógico, da Escola Firmo Santino da Silva, perceber como o mesmo perfaz o debate sobre a questão étnico-racial, se prevê a inclusão de conteúdos adequados à realidade sociocultural da comunidade e como isso contribui na construção de um currículo com práticas inclusivas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, temos como objetivo geral analisar se as propostas e práticas curriculares da Escola Firmo Santino da Silva, em Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande - PB, através do Projeto Político-Pedagógico estão embasadas no contexto das políticas educacionais para a Educação Escolar Quilombola. A fundamentação teórica baseou-se nas discussões acerca das políticas educacionais para a diversidade e educação escolar quilombola em Candau e Oliveira (2010) e Oliveira (2013), sobre Projeto Político-Pedagógico em Fonseca e Cavalcante (2020) e Santos e Souza (2015), e no que diz respeito a uma educação para as relações étnico-raciais em Gomes (2003), Munanga (2005) e Almeida (2007). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e documental, na qual temos como corpus de pesquisa a análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Firmo Santino da Silva, em Caiana dos Crioulos. Com essa pesquisa, observou-se que o PPP da Escola Firmo Santino da Silva, prevê um modelo educacional diferenciado, que contempla o repertório afro-brasileiro presente na comunidade, se constituindo como um elemento crucial, para a construção de um currículo com práticas educativas inclusivas, que seja pensado a partir das vozes e para as vozes dos sujeitos quilombolas, e que promova o fortalecimento da identidade étnico-racial dos/as alunos/as nos anos iniciais do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina de Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Projeto Político-Pedagógico pt_BR
dc.subject Ensino fundamental I pt_BR
dc.title O currículo e a educação escolar quilombola: uma análise do projeto político-pedagógico da Escola Firmo Santino em Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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