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O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento que reflete a identidade de uma escola, definindo sua perspectiva política, filosófica e social. Desse modo, constitui-se como um instrumento base para a definição das organizações curriculares. No contexto da Educação Escolar Quilombola, o Projeto Político-Pedagógico, traduz-se enquanto uma ferramenta visceral, uma vez que demarca os modos e formas de educar, que devem ser elaborados de forma coletiva e contemplar as relações tradicionais e dinâmicas culturais próprias das comunidades quilombolas. Diante dessas considerações, buscamos através do Projeto Político-Pedagógico, da Escola Firmo Santino da Silva, perceber como o mesmo perfaz o debate sobre a questão étnico-racial, se prevê a inclusão de conteúdos adequados à realidade sociocultural da comunidade e como isso contribui na construção de um currículo com práticas inclusivas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, temos como objetivo geral analisar se as propostas e práticas curriculares da Escola Firmo Santino da Silva, em Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande - PB, através do Projeto Político-Pedagógico estão embasadas no contexto das políticas educacionais para a Educação Escolar Quilombola. A fundamentação teórica baseou-se nas discussões acerca das políticas educacionais para a diversidade e educação escolar quilombola em Candau e Oliveira (2010) e Oliveira (2013), sobre Projeto Político-Pedagógico em Fonseca e Cavalcante (2020) e Santos e Souza (2015), e no que diz respeito a uma educação para as relações étnico-raciais em Gomes (2003), Munanga (2005) e Almeida (2007). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e documental, na qual temos como corpus de pesquisa a análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Firmo Santino da Silva, em Caiana dos Crioulos. Com essa pesquisa, observou-se que o PPP da Escola Firmo Santino da Silva, prevê um modelo educacional diferenciado, que contempla o repertório afro-brasileiro presente na comunidade, se constituindo como um elemento crucial, para a construção de um currículo com práticas educativas inclusivas, que seja pensado a partir das vozes e para as vozes dos sujeitos quilombolas, e que promova o fortalecimento da identidade étnico-racial dos/as alunos/as nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
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