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Introdução: O Programa Saúde na Escola é uma ação da Atenção Básica e apresenta como
objetivo a prevenção, promoção e atenção à saúde. Neste cenário, surge a importância de
observar o impacto das ações de educação em saúde no público infanto-juvenil, por meio de
metodologias ativas e do uso de tecnologias leves e leve-duras na construção da relação
profissional-estudante. Logo, o objetivo deste estudo é relatar a experiência de acadêmicas do
curso de Bacharelado em Enfermagem na prática de ações educativas com uso de
metodologias ativas, na abordagem temática da saúde mental e sexualidade para crianças e
adolescentes, no cenário Programa Saúde na Escola. Métodos: Estudo descritivo, de origem
qualitativa, do tipo relato de experiência, fundamentado a partir da vivência de acadêmicas de
enfermagem na prática de ações de educação em saúde durante o estágio supervisionado na
Rede de Atenção Primária a Saúde, em uma escola pública localizada na cidade de Campina
Grande (PB), no período de setembro a novembro de 2019, para alunos da instituição escolar
com faixa etária de 10 a 15 anos de idade. Por ser um estudo qualitativo pautado em ações
pontuais, utilizaram-se registros fotográficos e escritos das atividades realizadas como
instrumentos de coleta de dados. As informações foram tratadas por meio do método de
análise temática do conteúdo, seguindo o processo de leitura inicial, categorização do
material, tratamento e interpretação dos resultados. Resultados: O estudo destacou o impacto
que as ações geraram nos alunos, a criação de vínculo, a mudança de comportamento dos
estudantes, a interação e participação destes e a busca de ações para melhoria nos cenários
encontrados. Conclusões: o presente estudo é relevante, visto que apresenta o delineamento
da educação em saúde, os fatores positivos e negativos encontradas nas ações, a importância
do uso de metodologias ativas por meio das tecnologias do cuidado e educativas e propostas
de mecanismos eficientes na promoção da saúde, a qual é foco e desafio do SUS. |
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