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O presente estudo, de caráter qualitativo e com delineamentos de uma pesquisa-ação, tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino voltada para o trabalho com as questões étnico-raciais na Educação Infantil, tendo como base metodológica a literatura infantil afro-brasileira. Para cumprir com este objetivo aplicou-se em uma turma do Fundamental I o projeto de leitura conhecido como Sacola Viajante, que precisou ser adaptado, visando a segurança de todos os envolvidos e sua viável aplicabilidade ao modelo de ensino remoto. Além disso, foram consideradas como base teórica algumas pesquisas relevantes sobre as abordagens relacionadas a temática da literatura infantil afro-brasileira e sua importância no contexto da Educação Infantil, entre elas, os estudos de: (SOUZA, 2014) considerando a relevância da Lei nº 10.639/03-MEC para este tema; (MARIOSA; REIS, 2011) com contribuições teóricas sobre a influência da literatura infantil afro-brasileira para a construção da identidade da criança negra; (GOMES, 2002) com discussões sobre as articulações entre educação e identidade negra e (HEMERLY, 2018) com considerações sobre representatividade, entre outros. Os resultados são apresentados de modo a demonstrar uma metodologia dinâmica e construtiva de saberes sobre as questões étnico-raciais na Educação Infantil. Assim, constatou-se que este projeto cumpre com os objetivos propostos desta pesquisa, uma vez que, notou-se a inserção positiva de conteúdos e temas sobre as questões étnico-raciais, as quais a maioria das crianças ainda não tinham conhecimento, ampliando seu universo sociocultural. Além disso essa prática proporcionou as crianças um novo olhar com relação a temática da diversidade racial, por meio da representatividade negra apresentada nas literaturas afro-brasileiras. |
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