Resumo:
O presente trabalho resulta das atividades realizadas no Componente Curricular Estágio
Supervisionado I, ofertado pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade
Estadual da Paraíba, no período acadêmico 2020.1. O estágio foi desenvolvido em duas etapas
concomitantes: o primeiro momento pautou-se em discussões de cunho teórico-metodológico
referentes à prática de ensino em Geografia no contexto do estágio supervisionado; e, o
segundo momento, em atividades desenvolvidas na escola campo de estágio. Desta forma, o
objetivo central estabelecido consistiu-se em compreender os contextos da prática e da
formação docente diante de um cenário permeado por desafios, possibilidades e limites, o
ensino remoto. Para isto, tomou-se como referência as atividades reflexivas e formativas
inerentes a realização do estágio e a experiência profissional construída em torno da atuação
docente na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ministro Alcides Carneiro, em
Livramento-PB. O Estágio Supervisionado I é um Componente destinado a observação, sendo
este um momento importante que fornece o contato direto com a realidade escolar, bem como
a possibilidade para a elaboração de projetos de intervenção. Pautando-se na observação do
exercício docente executado, construiu-se uma ação e uma reflexão, cujo cerne encontra-se na
necessidade de repensar a própria prática docente e o estágio enquanto espaço formativo
docente. Em relação a metodologia, o trabalho parte da perspectiva dialética, que
consubstanciou uma análise referendada no movimento das contradições que fazem da
realidade a soma de uma totalidade que se particulariza a cada contexto. No limiar da
abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. No que se
refere aos resultados alcançados, pode-se dizer que, apesar das adversidades que entornam o
processo de ensino-aprendizagem remoto em Geografia, a realização do estágio neste cenário
é importante para a reflexão acerca dos novos contextos postos para a atuação do professor, o
que permite o aprimoramento da prática e a sua ressignificação a partir de um olhar crítico e
colaborativo sobre as ações desenvolvidas.
Descrição:
NETO RODRIGUES, L. G. V. Repensando a prática e a formação docente no contexto do ensino remoto de Geografia: desafios, possibilidades e limites. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.