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Repensando a prática e a formação docente no contexto do ensino remoto de Geografia: desafios, possibilidades e limites

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dc.contributor.author Neto Rodrigues, Luiz Guilherme Vieira
dc.date.accessioned 2021-07-26T19:38:48Z
dc.date.available 2021-07-26T19:38:48Z
dc.date.issued 2021-07-06
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24143
dc.description NETO RODRIGUES, L. G. V. Repensando a prática e a formação docente no contexto do ensino remoto de Geografia: desafios, possibilidades e limites. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho resulta das atividades realizadas no Componente Curricular Estágio Supervisionado I, ofertado pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, no período acadêmico 2020.1. O estágio foi desenvolvido em duas etapas concomitantes: o primeiro momento pautou-se em discussões de cunho teórico-metodológico referentes à prática de ensino em Geografia no contexto do estágio supervisionado; e, o segundo momento, em atividades desenvolvidas na escola campo de estágio. Desta forma, o objetivo central estabelecido consistiu-se em compreender os contextos da prática e da formação docente diante de um cenário permeado por desafios, possibilidades e limites, o ensino remoto. Para isto, tomou-se como referência as atividades reflexivas e formativas inerentes a realização do estágio e a experiência profissional construída em torno da atuação docente na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ministro Alcides Carneiro, em Livramento-PB. O Estágio Supervisionado I é um Componente destinado a observação, sendo este um momento importante que fornece o contato direto com a realidade escolar, bem como a possibilidade para a elaboração de projetos de intervenção. Pautando-se na observação do exercício docente executado, construiu-se uma ação e uma reflexão, cujo cerne encontra-se na necessidade de repensar a própria prática docente e o estágio enquanto espaço formativo docente. Em relação a metodologia, o trabalho parte da perspectiva dialética, que consubstanciou uma análise referendada no movimento das contradições que fazem da realidade a soma de uma totalidade que se particulariza a cada contexto. No limiar da abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. No que se refere aos resultados alcançados, pode-se dizer que, apesar das adversidades que entornam o processo de ensino-aprendizagem remoto em Geografia, a realização do estágio neste cenário é importante para a reflexão acerca dos novos contextos postos para a atuação do professor, o que permite o aprimoramento da prática e a sua ressignificação a partir de um olhar crítico e colaborativo sobre as ações desenvolvidas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.title Repensando a prática e a formação docente no contexto do ensino remoto de Geografia: desafios, possibilidades e limites pt_BR
dc.type Other pt_BR


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