Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo compreender como os filmes A princesa e o
sapo (2009) e Moana: um mar de aventuras (2016) produzidos pela Walt Disney
Company, podem contribuir para o trabalho com questões étnicos-raciais no que diz
respeito à representatividade e a quebra de estereótipos da criança negra. Partindo
desse pressuposto inicialmente realizamos uma contextualização dos dois filmes de
maneira que os pontos principais das animações pudessem ser expostos e
compreendidos. Por conseguinte, propusemos como esses filmes podem fazer parte
do processo de ensino e aprendizagem com subsídio na Lei 10.639 de janeiro de
2003, a qual estabelece o ensino da história da África e dos povos afro-brasileiros e
africanos. Esses filmes podem ser recursos audiovisuais que trazidos para a sala de
aula podem contribuir para uma abordagem das relações étnico-raciais de maneira a
garantir a promoção do respeito e da valorização da pessoa negra enquanto sujeito
histórico que de maneira ativa participou da formação da cultura brasileira.
Descrição:
AGUIAR, E. M. de. Representatividade e quebra de estereótipos na educação infantil através do cinema: histórias das princesas Tiana e Moana. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.