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A/O Professora/o da Educação Infantil e o enfrentamento dos estigmas, estereótipos e preconceitos raciais

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dc.contributor.author Lima, Rayris Ketle dos Santos
dc.date.accessioned 2021-07-29T19:50:10Z
dc.date.available 2021-07-29T19:50:10Z
dc.date.issued 2021-06-23
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24154
dc.description LIMA, R. K. dos S. A/O Professora/o da Educação Infantil e o enfrentamento dos estigmas, estereótipos e preconceitos raciais. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a formação dos/as professores/as da educação infantil de instituições de ensino localizadas no município de Mari/PB - Zona Rural, na lida com os estereótipos, estigmas e preconceitos raciais. Tendo como objetivos específicos identificar no processo de construção da identidade docente os limites do trabalho pedagógico, as perspectivas e o alcance das propostas voltadas a educação étnico-racial, elencar os elementos importantes da formação da identidade étnico-racial das crianças participantes e apontar os desafios enfrentados no fazer pedagógico dos docentes. Enquanto fundamentação teórica foi considerada as produções de vários autores, com destaque para os seguintes: FREIRE, 1979-1996, CAJAL, 2001, CAVALLEIRO, 2006 e FERREIRA, 2008. Devido à intenção de ouvir os sujeitos da pesquisa em seu contexto a pesquisa se define como qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a análise diagnóstica feita com o uso de questionários previamente elaborado e disponibilizado aos professores da educação infantil e a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) das instituições campo de investigação. Durante a pesquisa identificou-se uma educação fragilizada, que muitas das vezes não contempla a realidade dos sujeitos que estão inseridos nas escolas, com profissionais que não se vêem como parte do processo, pois na formação inicial não trabalharam nessa perspectiva ou por não terem acesso a formações continuadas sobre as questões étnico-raciais. No entanto, os mesmos se mostram abertos para as mudanças educacionais que sejam pautadas no respeito ao público atendido. Conclui-se que, este movimento em busca do saber pelos profissionais pode ter um longo percurso com inúmeros desafios, mas é o primeiro passo para o rompimento de barreiras impostas até o presente momento no campo da educação contextualizada e étnico-racial. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cultura africana pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Libertação pt_BR
dc.title A/O Professora/o da Educação Infantil e o enfrentamento dos estigmas, estereótipos e preconceitos raciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


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