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Este trabalho apresenta como tema a relação entre as culturas infantis e a educação quilombola. Nosso objetivo é analisar como as culturas infantis podem contribuir para a educação quilombola. Para tanto, elencamos como objetivos específicos: 1. Caracterizar elementos das culturas infantis presentes no documentário; 2. Identificar nas experiências infantis documentadas, aspectos relacionados à educação quilombola; 3. Discutir a relevância das culturas infantis para as experiências educativas vivenciadas pelas crianças em seus territórios. Como referenciais utilizamos, dentre outros, BROUGÉRE (1998; 2010) para tratar da cultura lúdica da infância; CORSARO (2002; 2011) a cerca da reprodução interpretativa e da cultura de pares; e os trabalhos de SOUZA (2015; 2020) que versam sobre algumas especificidades das infâncias quilombolas. Do ponto de vista metodológico, nosso trabalho insere-se na abordagem qualitativa. Nossa pesquisa caracteriza-se como exploratória e documental. Realizamos a análise do documentário ―Disque Quilombola‖ (2012), produzido pelo documentarista David Reeks. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo, proposta por BARDIN (1977). Após a análise do documentário, percebemos como as culturas infantis são importantes para a educação quilombola. Ao buscar referências nos diferentes aspectos que caracterizam a comunidade, bem como na relação com o seu território, as crianças atuam ativamente no/com o quilombo, brincando, interagindo e expressando seus desejos e curiosidades, apreendendo o contexto que as cerca e do qual fazem parte. |
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