Resumo:
Esta pesquisa traz informações sobre o protagonismo de mulheres e/ou meninas negras na literatura infanto juvenil, mais especificamente em cinco obras: Menina bonita do laço de fita; As tranças de Bintou; Ana e Ana; Bruna e a galinha d’angola; e O cabelo de Lêle. Tem como objetivo principal analisar a imagem das personagens femininas negras nos livros supracitados, tendo como base a perpetuação ou ruptura do padrão eurocêntrico hegemônico. Para tanto, as fontes trabalhadas foram livros (animados e impressos), bem como a fundamentação teórica pertinente à pesquisa, como a ideologia de embranquecimento, democracia racial, racismo, interseccionalidade e análise de conteúdo, sendo essa última a técnica utilizada para analisar os referidos livros. Após as leituras, categorizamos as personagens em relação à identidade social, religiosa, étnica e de gênero, assim é possível identificarmos os padrões e conceito que tiveram continuidade ou retrocessos. A partir desses procedimentos, acreditamos estar colaborando com o enfraquecimento de estereótipos negativos presentes na literatura infanto juvenil, em relação à mulher negra, tendo em vista que a mesma sofre práticas discriminatórias acentuadas, pois há uma intersecção que engloba a discriminação por gênero, por raça, por classe social e por geração.
Descrição:
SILVA, A. G. D. da. Educação étnico-racial: meninas/mulheres negras protagonizando na literatura infanto-juvenil. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.