UEPB - Repositório Digital

A diversidade étnico-racial na sala de aula: uma leitura a partir da literatura infantojuvenil: uma leitura dos poemas de Tatiana Belinky e Emicida

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Elane Martins
dc.date.accessioned 2021-08-02T23:35:27Z
dc.date.available 2021-08-02T23:35:27Z
dc.date.issued 2021-06-18
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24169
dc.description ARAÚJO, E. M. A diversidade étnico-racial na sala de aula: uma leitura a partir da literatura infantojuvenil: uma leitura dos poemas de Tatiana Belinky e Emicida. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A literatura é uma expressão artística que estão disponíveis em nossa sociedade e cultura. Dessa forma, estudando, lendo e pesquisando sobre a questão da “literatura para a diversidade étnico-racial no Brasil”, percebemos que ainda há carência conhecimento e de informação sobre o tema, principalmente quando a personagem principal é a criança negra. Este trabalho tem como principal objetivo promover uma reflexão e um esclarecimento sobre as diversidade étnico-racial brasileira na sala de aula e de que maneira a literatura infantojuvenil corrobora para a construção de uma educação antirracista. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica em que nos debruçamos sobre os estudos teóricos de Coelho (1982 e 2000), Cunha (1987) e Cruz (2012) que abordam a temática da literatura infantil e suas contribuições na formação da criança e Ribeiro (2019), dentre outros, que discorrem sobre a necessidade de construção de uma educação antirracista. A técnica de análise adotada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) utilizando duas obras de literatura infantojuvenil: Diversidade de Tatiana Belinky (2018) e Amoras de Emicida (2018). Com a realização da pesquisa, chegamos à conclusão de que a literatura infantojuvenil atrelada ao fazer docente é uma aliada construção de uma educação democrática e antirracista. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Felipe Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantojuvenil pt_BR
dc.subject Diversidade étnico-racial pt_BR
dc.subject Poesia pt_BR
dc.subject Educação antirracista pt_BR
dc.title A diversidade étnico-racial na sala de aula: uma leitura a partir da literatura infantojuvenil: uma leitura dos poemas de Tatiana Belinky e Emicida pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta