dc.contributor.author |
Araújo, Elane Martins |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-02T23:35:27Z |
|
dc.date.available |
2021-08-02T23:35:27Z |
|
dc.date.issued |
2021-06-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24169 |
|
dc.description |
ARAÚJO, E. M. A diversidade étnico-racial na sala de aula: uma leitura a partir da literatura infantojuvenil: uma leitura dos poemas de Tatiana Belinky e Emicida. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A literatura é uma expressão artística que estão disponíveis em nossa sociedade e cultura. Dessa forma, estudando, lendo e pesquisando sobre a questão da “literatura para a diversidade étnico-racial no Brasil”, percebemos que ainda há carência conhecimento e de informação sobre o tema, principalmente quando a personagem principal é a criança negra. Este trabalho tem como principal objetivo promover uma reflexão e um esclarecimento sobre as diversidade étnico-racial brasileira na sala de aula e de que maneira a literatura infantojuvenil corrobora para a construção de uma educação antirracista. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica em que nos debruçamos sobre os estudos teóricos de Coelho (1982 e 2000), Cunha (1987) e Cruz (2012) que abordam a temática da literatura infantil e suas contribuições na formação da criança e Ribeiro (2019), dentre outros, que discorrem sobre a necessidade de construção de uma educação antirracista. A técnica de análise adotada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) utilizando duas obras de literatura infantojuvenil: Diversidade de Tatiana Belinky (2018) e Amoras de Emicida (2018). Com a realização da pesquisa, chegamos à conclusão de que a literatura infantojuvenil atrelada ao fazer docente é uma aliada construção de uma educação democrática e antirracista. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Felipe Pereira da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantojuvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação antirracista |
pt_BR |
dc.title |
A diversidade étnico-racial na sala de aula: uma leitura a partir da literatura infantojuvenil: uma leitura dos poemas de Tatiana Belinky e Emicida |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |