Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as atividades realizadas durante os Estágios Supervisionados I e II, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba na modalidade do Ensino a Distância, durante o perído de implementação do ensino remoto emergencial. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujo subsídios para sua realização consta da busca bibliográfica acerca de temáticas como a formação de professores de Geografia, a importância dos Estágios Supervisionados e da relação entre teoria e prática na formação docente, e as perspectivas do ensino híbrido frente ao contexto da pandemia. A construção e reflexão teórica foi acrescida da observação e participação em aulas desenvolvidas remotamente em duas turmas de ensino fundamental e uma do ensino médio da Escola Menino Jesus, localizada na cidade de Teixeira/PB. Desse modo, a observação e a regência nas aulas aconteceram no formato online, a partir do qual também foram aplicados questionários junto aos alunos e ao professor regente com o intuito de obter informações que possibilitassem não apenas o melhor planejamento das atividades de estágio, como também compreender como os sujeitos da pesquisa compreendem o momento atual. Nesse viés, o desenvolvimento dessa pesquisa justifica-se diante da particularidade do momento, e constitui-se enquanto referência para trabalhos vindouros que busquem ampliar os horizontes das discussões voltadas para a formação de professores nos mais diversificados contextos. Foi possivel constatar que os impasses a efetivação plena do ensino remoto perpassa questões formativas e estruturais amplas as quais necessitariam de maiores investimentos do poder público visando capacitação de professores, recursos e acesso dos estudantes à uma internet de qualidade.
Descrição:
ALVES, A. dos A. P. A formação do professor de Geografia em tempos de pandemia: relatos de experiência acerca dos estágios supervisionados no contexto do ensino remoto emergencial. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.