dc.contributor.author |
Alves, Andreia dos Anjos Pedro |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-03T15:28:58Z |
|
dc.date.available |
2021-08-03T15:28:58Z |
|
dc.date.issued |
2021-06-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.881 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24170 |
|
dc.description |
ALVES, A. dos A. P. A formação do professor de Geografia em tempos de pandemia: relatos de experiência acerca dos estágios supervisionados no contexto do ensino remoto emergencial. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as atividades realizadas durante os Estágios Supervisionados I e II, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba na modalidade do Ensino a Distância, durante o perído de implementação do ensino remoto emergencial. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujo subsídios para sua realização consta da busca bibliográfica acerca de temáticas como a formação de professores de Geografia, a importância dos Estágios Supervisionados e da relação entre teoria e prática na formação docente, e as perspectivas do ensino híbrido frente ao contexto da pandemia. A construção e reflexão teórica foi acrescida da observação e participação em aulas desenvolvidas remotamente em duas turmas de ensino fundamental e uma do ensino médio da Escola Menino Jesus, localizada na cidade de Teixeira/PB. Desse modo, a observação e a regência nas aulas aconteceram no formato online, a partir do qual também foram aplicados questionários junto aos alunos e ao professor regente com o intuito de obter informações que possibilitassem não apenas o melhor planejamento das atividades de estágio, como também compreender como os sujeitos da pesquisa compreendem o momento atual. Nesse viés, o desenvolvimento dessa pesquisa justifica-se diante da particularidade do momento, e constitui-se enquanto referência para trabalhos vindouros que busquem ampliar os horizontes das discussões voltadas para a formação de professores nos mais diversificados contextos. Foi possivel constatar que os impasses a efetivação plena do ensino remoto perpassa questões formativas e estruturais amplas as quais necessitariam de maiores investimentos do poder público visando capacitação de professores, recursos e acesso dos estudantes à uma internet de qualidade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Morais |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.title |
A formação do professor de Geografia em tempos de pandemia: relato de experiência acerca dos estágios supervisionados no contexto do ensino remoto emergencial |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |